Brian Lott, chair da Page Society, se reúne com grupo de comunicação da Aberje no Rio de Janeiro
Integrantes do LiderCom – grupo exclusivo de líderes da Comunicação Corporativa da associação –, associadas e convidados especiais estiveram reunidos no dia 23 de fevereiro, no Rio de Janeiro, em um almoço exclusivo, para receber o convidado Brian Lott, atual Chair da Page Society, maior associação de profissionais seniores de Comunicação dos Estados Unidos, e também CCO (Chief Communications Officer) da Mubadala, empresa de investimento e patrocinadora do Torneio Rio Open, visitado pelos participantes após o almoço.
Além de abordar as tendências e o futuro do profissional de comunicação, o encontro promoveu uma discussão sobre o impacto da inteligência artificial na comunicação e as relações entre as empresas e a política. “Esse evento é importante para atualizarmos sobre um assunto com um ponto de vista internacional, desta forma temos um visão geral de todas as tendências da comunicação” disse Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, que apresentou os números atuais da associação.
Em sua palestra, Brian Lott falou sobre a ascensão de novos modelos de negócios, ressaltou que novas vozes pedem às empresas que criem valor social e comentou que os dados permitem uma personalização profunda e o armazenamento de informações.
Em sua visão, as expectativas significativamente mais altas são impulsionadas por: exigências crescentes para o capitalismo de stakeholders; desafios no local de trabalho – novas formas de trabalhar, saúde mental; aceleração da transformação digital –; disrupção nos negócios; ventos econômicos contrários; cadeia de suprimentos/questões de globalização/nacionalismo; hiperpolarização – ataque à verdade e uma guerra por talentos/pressão dos empregados sobre a administração da organização.
O executivo ressaltou que muitos CCOs avançam, mas a falta de habilidades e de recursos levam a novos problemas que surgem diariamente. “Os CCOs e suas equipes precisam de fortes habilidades de liderança, inteligência sociopolítico-econômica global sofisticada, excelentes esforços de engajamento dos stakeholders e de uma mentalidade digital e formas ágeis de trabalhar”, frisou. “É preciso criar valor para todos os públicos. O CCO deve estar no centro da abordagem multissetorial”.
Quanto aos critérios ESG, Lott focou nos impactos de ações no meio ambiente, na sociedade e nas políticas de governança. “Cada vez mais, stakeholders de todos os tipos, começando pelos funcionários, querem que as empresas se posicionem e defendam políticas públicas”, disse.
Para Lott, as empresas estão negligenciando sua responsabilidade de valor para o acionista, desperdiçando recursos e perseguindo metas indescritíveis. “Para construir processos de negócios é preciso: alinhar os objetivos do plano operacional, definir incentivos de desempenho, abordar questões de governança e processos, estabelecer as expectativas do investidor e tornar o valor social uma parte permanente do planejamento estratégico corporativo”, elencou.
Leia o depoimento de algumas associadas que participaram do encontro:
“Conhecer as ideias e ter a oportunidade de conversar com Brian Lott sobre as tendências e o futuro das comunicações, incluindo temas como stakeholder capitalism e as oportunidades de comunicação no esporte foi realmente uma experiência incrível. Além de conhecer mais sobre o trabalho realizado pela Page Society e pela Mubadala. O mundo está mudando em ritmo acelerado, ao mesmo tempo em que abre oportunidades e desafios para os negócios. Temos que entendê-los e avaliá-los para avançar como precursores”, afirmou Rogério Louro, diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil, em depoimento no LinkedIn.
“Obrigada à Aberje e à Page Society pela oportunidade de refletir sobre as tendências da comunicação corporativa, com o excelente bate-papo com Brian Lott, e pelo dia agradável ao lado dos colegas do Capítulo Rio”, disse Renata Petrocelli, superintendente de Comunicação na Eletrobras.
Bruna De Frias, Gerente Senior de Experiência de Marca e Performance na Energisa, comentou: “Ótima oportunidade para troca de experiência e geração de insights. Obrigada Aberje pelo convite”.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país