Bradesco Seguros, Coca-Cola Brasil, Coca-Cola FEMSA e Grupo Fleury firmam parceria para testes da COVID-19

Os associados da Aberje Bradesco Seguros, Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA, e também o Grupo Fleury, estabeleceram parceria e firmaram acordo com a Secretária de Saúde do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan com objetivo de ampliar a capacidade de processamento de exames para diagnóstico da COVID-19 destinados com prioridade aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do atendimento à população que mais necessita de assistência. A meta será processar, ao longo das próximas semanas, aproximadamente 26.000 testes diagnósticos, na metodologia RT-PCR, contribuindo para acelerar o processamento e liberação de resultados dos exames já coletados.
A iniciativa dessas empresas surgiu frente ao crescente volume de casos suspeitos que tem sido registrado em São Paulo, segundo dados recentes divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado.
O investimento total é da ordem de R$ 4 milhões. Pela parceria estabelecida, Bradesco Seguros, Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA estão aportando os recursos para realização dos exames pelo Grupo Fleury, que fará o processamento e análise dos exames a preço de custo por uma equipe composta por mais de 1.000 técnicos e médicos, assim como a entrega dos resultados à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
De acordo com o presidente do Grupo Fleury, Carlos Marinelli, essa iniciativa uniu as empresas parceiras de setores totalmente distintos que têm em comum a compreensão exata da gravidade da questão de saúde pública que o mundo enfrenta, bem como a necessidade de todos estarem juntos para ajudar na superação deste momento. “Estamos diante de uma crise de saúde pública sem precedentes na história recente. O impacto dessa parceria será fundamental para beneficiar a população, principalmente os profissionais de saúde que estão na linha de frente, dedicando suas vidas ao atendimento às pessoas que mais necessitam de assistência”, afirma Marinelli.

Para Vinicius Albernaz, presidente do Grupo Bradesco Seguros, “neste momento, todas as instituições têm o mesmo objetivo: apoiar o combate à pandemia. E, para isso, precisamos somar forças e apoiar as ações em prol da saúde da população. Reafirmamos com esta parceria nosso propósito de proteção e cuidado com as pessoas”, ressalta. “No momento grave que vivemos com a pandemia, além de decisões baseadas em empatia e solidariedade, acreditamos na força da atuação conjunta. É nosso papel, como Sistema Coca-Cola Brasil, como parte da sociedade brasileira, buscar trabalhar juntos, com empresas e parceiros, no combate ao coronavírus e no apoio aos que mais precisam”, afirma Henrique Braun, presidente da Coca-Cola Brasil. “Participar de iniciativas como essa faz parte da missão da Coca-Cola FEMSA Brasil de gerar valor social nos lugares que estamos presentes. Estamos cientes desse nosso compromisso com a sociedade e queremos fazer a diferença na vida de quem mais precisa nesse momento. A união e a parceria nos permitem ir mais longe no atendimento à população e superar qualquer barreira”, destaca o presidente da Coca-Cola FEMSA no Brasil, Ian Craig.
TESTE MOLECULAR – O exame preconizado para o diagnóstico da COVID-19 é a identificação do RNA do vírus SARS-CoV2 por métodos de biologia molecular, principalmente o RT-PCR quantitativo em tempo real. Quando há suspeita clínica da doença, este exame é realizado em amostra de secreção respiratória coletada por meio de um swab introduzido na nasofaringe e na orofaringe do indivíduo. Este é o exame considerado padrão-ouro para o diagnóstico da COVID-19, com a melhor sensibilidade e especificidade em indivíduos com sintomas compatíveis com a doença. A metodologia RT-PCR é considerada padrão ouro em diagnósticos.
A equipe de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Fleury desenvolveu e validou o teste molecular para detectar o novo coronavírus – denominado SARS-CoV-2 – baseado no método PCR, em tempo recorde na primeira quinzena de fevereiro, seguindo protocolo da Universidade Charité (Berlim, Alemanha) e normas do Colégio Americano de Patologistas (CAP).
Destaques
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
- Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros
- Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros
- Levantamento realizado junto ao LiderCom aponta prevalência do modelo híbrido de trabalho nas organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistasElizeo Karkoski A Importância da Comunicação Interna na Cultura Organizacional parte 2 – níveis de maturidadePaulo Nassar Como a comunicação transformou a política monetária dos Bancos Centrais