Bracell contribui com desenvolvimento de Lençóis Paulista em meio a saldo positivo na geração de emprego
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Fazenda no início deste ano, mostram que, no balanço de 2023, Lençóis Paulista se destacou significativamente na geração de emprego e renda no estado de São Paulo. O município acumulou um saldo positivo de 4.268 empregos formais no ano passado, o que elevou a cidade a 15ª posição no Estado, ficando na frente de cidades como Bauru (16ª posição), Marília (34ª posição) e Botucatu (36ª posição). O saldo positivo representa um crescimento de 16,19% no número de empregados com Carteira de Trabalho assinada no município em relação ao número observado ao final de 2022.
A área que mais emprega na cidade continua sendo a indústria, com 14.150 vínculos empregatícios. Esse setor também foi o que mais cresceu em 2023, com variação de 23,73% no estoque em relação a 2022. A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, tem contribuído com esses saldos. Desde 2019, a companhia disponibiliza por meio de parcerias, cursos de qualificação profissional à comunidade, reiterando um de seus valores que é colaborar com o desenvolvimento das cidades onde mantém suas operações.
Somente em 2023, os cursos de formação contemplaram diversas áreas relacionadas à indústria: colheita florestal, transporte de madeira, manutenção automotiva, malha viária e carregamento de madeira. Ao todo, 477 pessoas foram qualificadas gratuitamente por meio dos cursos realizados em parceria com instituições de ensino e empresas especializadas, como Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), SENAI, SEST/SENAT, Agilis, Contremp e Consefor.
Alessandra Regiane Tiburcio, profissional que foi contratada como mecânica, reforça a importância dos cursos de capacitação. “Antes de fazer o curso de formação eu trabalhava como frentista. Quando fiquei sabendo sobre o curso de qualificação profissional em mecânico de veículos pesados, quis tentar uma nova profissão e fiz o cadastro. O curso foi ótimo, aprendi muita coisa e me deu a oportunidade de atuar na companhia que sempre sonhei e agora tenho a possibilidade de crescer profissionalmente”.
Além disso, ainda no ano passado, a empresa também disponibilizou cursos de formação de comunidade, ou seja, profissionais com interesse em ingressar no setor de indústria de celulose puderam participar de capacitações gratuitas, realizadas também em parceria com o SENAI, SEST/SENAT e Fabet. O objetivo da companhia com essas ações, é ofertar os cursos para que as pessoas possam buscar novas oportunidades profissionais. Nesse sentido, foram 179 pessoas certificadas para diversas áreas como motoristas, operadores de máquinas florestais e informática.
A companhia segue em expansão e no ano passado chegou a mais de 7 mil colaboradores atuando na unidade localizada em Lençóis Paulista e demais regiões do estado de SP. Thiago Petine, Gerente de Desenvolvimento e Projetos da Bracell, enfatizou a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento da região ao gerar novas oportunidades aos profissionais. “Investir na educação e na capacitação profissional é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de Lençóis Paulista e também toda a região. Os cursos oferecidos gratuitamente pela Bracell não apenas ampliam as oportunidades de emprego, mas também fortalecem nossa comunidade, preparando-a para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, destacou.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?