19 de fevereiro de 2020

BNDES apoia Cooperativa Lar e faz acordo com OCB

A Lar Cooperativa Agroindustrial vai investir R$ 67 milhões na ampliação da unidade de recria de aves e da unidade industrial de rações, em Santa Helena, no Paraná, e na implantação de uma unidade de recebimento e armazenagem de grãos e insumos em Bela Vista, em Mato Grosso do Sul.

Em Santa Helena (PR), o projeto prevê investimentos em três novos núcleos de recria de aves, que terão a capacidade adicional de alojamento de 450 mil aves, em instalações com alto nível de controle genético e sanitário. A capacidade de produção de ração da unidade industrial também será ampliada: de 70 mil para 76 mil toneladas por mês, o que garantirá o abastecimento da cadeia avícola pelos próximos dois anos e meio. A unidade de Bela Vista (MS) terá a capacidade de receber 400 mil sacas de soja e 350 mil sacas de milho, bem como armazenar 30 mil toneladas de grãos.

O projeto da cooperativa conta com financiamento de R$ 62,5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os investimentos atenderão à demanda dos pequenos e médios produtores cooperados que integram a cadeia produtiva da avicultura, gerando 71 empregos diretos e reduzindo gargalos de armazenagem de grãos em Mato Grosso do Sul.

O financiamento conta com recursos do orçamento de dois programas que fazem parte do Plano Safra 2019/2020: o Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop), que busca apoiar a modernização de sistemas produtivos agroindustriais das cooperativas brasileiras, e o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), criado para apoiar investimentos em ampliação, modernização, reforma e à construção de armazéns de grãos, frutas, bulbos, hortaliças, fibra e açúcar.

OCB – O BNDES firmou acordo de cooperação com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Com vigência de cinco anos, o acordo busca a divulgação permanente e atualizada das políticas e formas de atuação do BNDES para promover o acesso das cooperativas às suas linhas e o intercâmbio de informações para aprimorar o fomento a investimentos que aumentem a produtividade, sustentabilidade e competitividade das cooperativas.

O banco de fomento vê na parceria com a OCB uma forma de obter capilaridade para estar mais presente em cada região brasileira, abrindo novas oportunidades de negócios e ampliando o alcance de seus produtos. Ao desconcentrar seus canais de distribuição, o BNDES poderá chegar a lugares onde outros bancos não estão, principalmente em municípios onde as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras existentes.

  • COMPARTILHAR: