Antes de falar especificamente da Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC), vamos dar um passo atrás. Você sabe o que é o Pacto Global? O Pacto é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, criada no ano de 2000 pelo ex-secretário das Nações Unidas, Kofi Annan. Três anos depois, em 2003, é fundada a Rede Brasil do Pacto Global, que tem o objetivo de propor a agenda aqui no país.
Paralelo a isso, em 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU para organizar um plano de ação que envolvesse pessoas, o planeta e a prosperidade. Foi definida, então, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, um conjunto de metas e tarefas a serem realizadas até 2030 no mundo ao qual chamamos de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As iniciativas para colaborar com o cumprimento dos ODS não são apenas estatais. A iniciativa privada (e também a sociedade civil organizada) podem e devem contribuir com as metas. Eis então que, em 2016, foi criada a CEC, Comissão de Engajamento e Comunicação, ligada à Rede Brasil do Pacto Global. Esse grupo de trabalho busca ajudar empresas, fornecedores, clientes, comunidades locais e qualquer parceiro a participar no cumprimento das ODS.
A Aberje, além de ter se tornado signatária do Pacto Global, assumiu a secretaria executiva da CEC em 2018. Leia a história e mais detalhes sobre a CEC na matéria abaixo:
Por dentro da Comissão de Engajamento e Comunicação do Pacto Global
Destaques
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov