Antes de falar especificamente da Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC), vamos dar um passo atrás. Você sabe o que é o Pacto Global? O Pacto é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, criada no ano de 2000 pelo ex-secretário das Nações Unidas, Kofi Annan. Três anos depois, em 2003, é fundada a Rede Brasil do Pacto Global, que tem o objetivo de propor a agenda aqui no país.
Paralelo a isso, em 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU para organizar um plano de ação que envolvesse pessoas, o planeta e a prosperidade. Foi definida, então, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, um conjunto de metas e tarefas a serem realizadas até 2030 no mundo ao qual chamamos de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As iniciativas para colaborar com o cumprimento dos ODS não são apenas estatais. A iniciativa privada (e também a sociedade civil organizada) podem e devem contribuir com as metas. Eis então que, em 2016, foi criada a CEC, Comissão de Engajamento e Comunicação, ligada à Rede Brasil do Pacto Global. Esse grupo de trabalho busca ajudar empresas, fornecedores, clientes, comunidades locais e qualquer parceiro a participar no cumprimento das ODS.
A Aberje, além de ter se tornado signatária do Pacto Global, assumiu a secretaria executiva da CEC em 2018. Leia a história e mais detalhes sobre a CEC na matéria abaixo:
Por dentro da Comissão de Engajamento e Comunicação do Pacto Global
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?