Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
12 de novembro de 2021
BLOG CI.ON: Comunicação Interna

Um novo pacto entre profissionais e empresas

 

Rodolfo Araújo
 
  • COMPARTILHAR:

Assim como as marcas preocupam-se com o aumento da exigência (e consciência) de clientes e consumidores, a mesma agenda deveria ser replicada para a relação delas junto aos seus profissionais. Pois é a experiência interna o maior vetor da qualidade da experiência externa que uma empresa acaba por estabelecer a partir de suas comunicações, serviços, produtos e – claro, pontos humanos de contato.

Esta pauta ganhou ainda mais urgência com as mudanças aceleradas pela pandemia, tanto em termos sociais quanto tecnológicos. Forçosamente, em grande medida, as organizações tiveram de colocar as pessoas no centro de suas estratégias também sob o ponto de vista interno. Como consequência, novas variáveis foram incluídas em uma já complexa equação que leva uma colaboradora ou colaborador a ter satisfação, querer permanecer e até mesmo defender a marca que lhe emprega.

Com o objetivo de entender a fundo estes pontos, a United Minds – consultoria especializada em transformação e cultura – foi entender junto a mais de 3 mil profissionais de grandes empresas distribuídos por sete países e oito setores econômicos os novos fatores que determinarão a qualidade das relações de trabalho daqui em diante.

O estudo nos levou a seis grandes achados:

  • As pessoas querem um novo pacto no trabalho e com o trabalho, pautado por segurança psicológica, liderança solidária, confiança, tratamento justo, reconhecimento e significado. Empresa e profissional passam a escolher-se de maneira mútua e consciente.
  • O tratamento injusto ainda é uma ameaça séria para as empresas. Um terço dos entrevistados afirma ter sofrido neste sentido, sobretudo com discriminação e assédio. E sabemos quem não são as vítimas – homens brancos.
  • A diversão é importante – as pessoas querem um ambiente positivo, com o qual se identifiquem e sintam que produzem com significado.
  • Reconhecer e motivar são imperativos. E, por trás disso, deve haver uma liderança que provê apoio, feedback e orientação constantes, calibrando prioridades, autonomia e apetite para o risco.
  • A credibilidade da marca empregadora é mais importante do que nunca. Segundo os respondentes, é fundamental que a empresa cumpra internamente o que promete em seu discurso de employer branding. Apenas um kit de onboarding não faz verão.
  • As pessoas não querem trabalhar remotamente, apenas. O desejo, no fundo, é ter mais poder para determinar o lugar que o trabalho ocupará em suas vidas. Aqui, a melhor palavra é flexibilidade.

A partir disso, o estudo nos sinalizou uma nova dimensão da experiência das pessoas nas organizações. Ela será um ciclo virtuoso, que acreditamos ser o próximo passo do EVP (Employee Value Proposition). Esse modelo de pacto mútuo considera, nesta relação, que um bom ambiente não se faz apenas com o que a empresa oferece, mas também abre espaço para a colaboração dos profissionais e um sentimento de corresponsabilidade pela evolução daquela cultura na direção de uma experiência cada vez melhor.

Se você se interessou e quer saber mais sobre o estudo, baixe-o aqui.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodolfo Araújo

É vice-presidente da United Minds na América Latina. Consultor com mais de 20 anos de experiência em projetos de comunicação e branding, tem certificado na metodologia PROSCI de Gestão da Mudança e, como facilitador de treinamentos e workshops cocriativos, liderou dezenas de atividades em grandes corporações à procura de uma visão, plataformas de mensagens-chave ou design de novos produtos e serviços. Trabalhou por sete anos como líder das unidades de negócio de Insights, Branding and CSR na Edelman Brasil. Tem, ainda, passagens por consultorias de gestão de marca, comunicação e gestão pública – sempre à frente de projetos. Por um ano, trabalhou na ONG mais importante de advocacy em educação pública do Brasil, o Todos Pela Educação, estruturando do zero toda a área de comunicação, marketing e engajamento. Rodolfo é jornalista, mestre em comunicação e com especializações em estratégia pelo Insead e gestão do conhecimento pela FGV. Já venceu o prêmio Editora Globo de Jornalismo 2011 na categoria Educação e Cultura. É autor do livro "E se colocar pimenta?", sobre a marca de varejo Chilli Beans, co-autor dos livros "Reputação" (Editora Leader, 2021), "Comunicação Organizacional" (Summus, 2021), além de palestrante e professor em diversas escolas do País.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade