24 de junho de 2016
BLOG Reputação é tudo

Você usaria o uniforme de entrega de medalhas de Rio 2016?

A roupa é também um elemento que comunica valores e que contribui para a percepção do outro sobre nós, em qualquer situação. O uniforme de entrega de medalhas de Rio 2016 não reflete a nossa identidade cultural.
Os modelos são assinados pela estilista Andrea Marques (Foto: Divulgação)

Fato: dificilmente um uniforme de entrega de medalhas para os Jogos Olímpicos de 2016 seria divulgado sem que houvesse algum buxixo negativo. Mesmo em trabalhos primorosos há quem sugira outra paleta de cor, outro tema. Porém, em relação ao uniforme que foi divulgado recentemente, o que está difícil é defender algo positivo, pois ele não reflete a nossa identidade cultural.

O Brasil, um país conhecido por sua criatividade, alegria e entusiasmo, encaretou no vestido de estrutura firme branco com dourado cujo brocado parece saído de uma cortina de casa de chá, arremedado por duas  listras vermelhas na saia. Um tecido mais maleável e um corte mais moderno seriam capazes de traduzir na roupa a nossa cultura. Uma estampa mais jovem refletiria a nossa população.

Ao ver este uniforme a imagem que me veio à cabeça foi de que os entregadores de medalhas entrariam em cena dançando xaxado. Será que era esta a ideia que a produção do evento gostaria de passar para o mundo? E você, o que achou deste uniforme?

Não podemos esquecer que a roupa é também um elemento que comunica valores e que contribui para a percepção do outro sobre nós, em qualquer situação.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Tatiana Maia Lins

Fundadora da consultoria Makemake Reputação, é mentora de lideranças e professora na Escola Aberje, na ESPM, na UnB, na FAAP e na USP. É autora do livro Reputação e Valor Compartilhado - Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG, Editora Aberje (2022) e foi retratada em março de 2023 como uma liderança ESG moldando o futuro dos negócios no Brasil pela Women to Watch Brasil.

  • COMPARTILHAR: