Quem trabalha na área sabe que os desafios de Comunicação Interna são muitos. Afinal, não basta conseguir informar os colaboradores e entregar mensagens de forma efetiva. Para que tenha sucesso nas ações propostas e apresente o potencial estratégico da área para as lideranças, o profissional de CI precisa ir além – e é aí que o canal escolhido faz toda a diferença!
A plataforma de Comunicação Interna adotada pela empresa precisa acompanhar as necessidades do setor e oferecer ferramentas para que as equipes responsáveis superem cada um dos obstáculos encontrados pelo caminho. Hoje existem diversos canais de comunicação disponíveis, mas nem todos contemplam os recursos necessários para atender às particularidades de cada organização.
Embora cada empresa tenha desafios próprios da realidade organizacional, existe – de certa forma – um consenso importante a respeito daqueles que exigem um esforço maior por parte das equipes de CI. Segundo a pesquisa “Tendências em Comunicação Interna”, publicada em 2024 pela Aberje, os principais desafios do ano giram em torno de palavras como: engajamento, mensuração, cultura, público operacional, experiência do colaborador e excesso de informação.
Em um primeiro momento, pode até parecer que esses temas são bem diferentes entre si. No entanto, ao mesmo tempo, todos eles estão diretamente relacionados com o canal de comunicação. Se o canal não for eficiente e não suportar a estratégia desenvolvida pelo time de Comunicação Interna, dificilmente o que bloqueia a alta performance da área será superado.
A boa notícia é que existe uma ferramenta capaz de auxiliar os profissionais do setor a lidar com todas essas pautas e mais algumas. Essa plataforma é a Dialog, um canal completo de Comunicação Interna que promete transformar qualquer estratégia em um case de sucesso e já vem sendo utilizada por mais de 160 empresas de diversos segmentos de mercado, como Agronegócio, Indústria, Varejo, Saúde, Logística e Mobilidade. São mais de 650 mil usuários cadastrados.
Neste link, a equipe de conteúdo da plataforma contou com os clientes para organizar oito cases de grandes empresas. Os trabalhos envolvem ampliar o alcance da mensagem, promover e acompanhar o engajamento dos colaboradores, mensurar as campanhas desenvolvidas, formar uma liderança comunicadora, se conectar ao público operacional e construir uma experiência digital verdadeiramente positiva a todas as pessoas da empresa. Alguns dados interessantes sobre os desafios de CI foram levantados:
- 9 mil colaboradores do Agronegócio, distribuídos entre 8 países, precisavam acessar a mesma plataforma de comunicação;
- 75% dos usuários são ativos no canal de comunicação escolhido por uma empresa do setor de Logística e Mobilidade;
- 98% de engajamento foi registrado em uma organização na qual 78% do público é operacional;
- 95% de engajamento foi conquistado em apenas um ano após a implementação da ferramenta em uma famosa empresa de bebidas;
- 500 médicos passaram a estar conectados, o que aproximou a comunicação de uma cooperativa de saúde em 16 cidades do país.
A verdade é que não importa qual é o obstáculo que a sua empresa precisa vencer na jornada de Comunicação Interna, pois provavelmente a resposta para esse problema será encontrada neste tipo de canal de comunicação.
Na hora de buscar a opção mais adequada para a sua realidade organizacional, lembre-se de que a melhor plataforma é aquela que consegue se conectar a diferentes públicos, integrar múltiplas funcionalidades e ainda mensurar as ações desenvolvidas.
Com todas essas cartas na manga, é possível fortalecer a conexão entre a marca e os colaboradores, otimizar o fluxo da mensagem e ainda contribuir para o desenvolvimento do negócio. Tudo isso, é claro, superando qualquer desafio que se imponha no cotidiano do setor.
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