Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de outubro de 2021
BLOG CI.ON: Comunicação Interna

Os desafios do líder operacional na comunicação digital

 

Bianca Simone
 
  • COMPARTILHAR:

Certa vez, durante um treinamento sobre a eficácia da comunicação face a face, conversei com um gestor preocupado com o fato de que, com a nova rede social corporativa adotada pela empresa, ele não teria mais acesso às informações em primeira mão e estaria sempre correndo atrás do que acontecia na empresa para poder orientar sua equipe. A preocupação dele era legítima, uma vez que seu receio era não ter mais todas as respostas de que sua equipe precisava, e assim, na sua visão, ficaria para trás.

Esse caso ilustra uma preocupação que ainda persiste nas organizações em transição do modo comando e controle. Na era digital, esses líderes têm, cada vez mais, precisado se adaptar e buscar alternativas para liderar com o excesso de informação. Se a gente expandir essa análise para a indústria, onde a produção, os turnos de trabalho diferenciados e a gestão da equipe feita em muitos dias sem contato direto do líder com seus funcionários diariamente, a situação é ainda mais desafiadora.

Quando estamos falando de um ambiente que não é digital e em tempo real, como o das fábricas e trocas de turno, locais em meio a unidades de produção que nem sempre possuem um bom sinal de internet e que têm regras de segurança bem restritivas para uso de celular, uma estratégia de comunicação digital bem definida é essencial. Mesmo trabalhando ações específicas para esse público, é necessário consciência de que o ritmo é outro e as expectativas, diferentes. Na cultura operacional, a comunicação digital é feita para ser acessada na hora em que as pessoas têm disponibilidade, por isso, mais do que nunca, deve estar conectada à estratégia, públicos e perfil da organização. Também deve ser levada em consideração a presença de multicanais, e nesse caso, a liderança e os já tão conhecidos embaixadores ou influenciadores entram como instrumentos de comunicação.

Especialmente quando falamos do líder, ele ainda é a principal referência quando o assunto é credibilidade da informação. Cabe a ele tomar esse espaço, não com o objetivo de ter respostas, como no exemplo citado no início desse artigo, mas admitindo quando não sabe, e buscando o alinhamento e a orientação. Como mostram diversas pesquisas de mercado, os funcionários não esperam que seus gestores tenham todas as respostas no mundo digital, e sim que sejam atuantes nas redes sociais, que interajam e deem exemplos, reconhecendo as equipes no ambiente digital, comentando e incentivando os trabalhos executados e levando valor ao interagir naquele mundo, que agora também faz parte do ambiente de trabalho dos seus funcionários, mesmo com todas as suas particularidades e adaptações.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Bianca Simone

Atua em comunicação corporativa há 20 anos, com passagens pela indústria, agência de relações públicas e governo. É jornalista com MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing. Atualmente é coordenadora de Comunicação e atua como Business Partner de Comunicação para Operações na Mosaic Fertilizantes, e nessa trajetória de mais de 12 anos já passou por algumas integrações, implantações de canais e modelos de comunicação e processos de gestão da mudança e transformações culturais, sempre na área de Comunicação. É casada com o Emerson, mãe do Vinícius e também praticante de yoga e meditação.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Monitoramento de mídia ganha papel estratégico na gestão da reputação corporativa
  • Aberje visita obras do Parque da Cidade, futuro palco da COP30 em Belém
  • Relatório da Aberje e Ideal Axicom analisa tendências do Web Summit Rio 2025, como IA e reputação
  • Empresas discutem comunicação e engajamento rumo à COP30 em encontro promovido pelo Capítulo Aberje Amazônia
  • Liderança da Aberje visita exposição em comemoração aos 50 anos da Itaúsa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Deborah CastroMentiras que custam bilhões: como a desinformação virou ameaça real aos mercados
  • Luis AlcubierreIA e você: a nova dupla de criação
  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade