O que diz o The Ericsson 10 Hot Consumer Trends 2019?
A tecnologia está prometendo mais vantagens do que nunca. As pessoas querem que as coisas sejam mais baratas, mais rápidas, mais convenientes e entregues em suas portas, sem nenhum custo extra.
Supermercados sem check-out; lojas de roupas que tiram suas medidas em segundos e realizam alfaiataria personalizada em minutos; escolas com crescente robotização de professores e hospitais com médicos não humanos; carros autônomos; restaurantes com cardápios mecanizados; galerias mostrando arte feita por inteligência artificial (IA); e performances de música ao vivo por compositores algorítmicos são apenas alguns exemplos de possibilidades futuras. Muitos desses exemplos podem parecer ficção científica – mas eles já estão sendo realizados na sociedade.
Automação refere-se a processos que são realizados sem intervenção humana ou assistência. Com a tecnologia digital, a velocidade e o alcance da automação estão aumentando rapidamente. Pode já ser comum nos locais de trabalho, mas o que acontecerá quando toda a sociedade for automatizada? Uma vida composta de processos mais automatizados ainda parecerá humana? E qual será o nosso lugar como indivíduos quando tudo for mais inteligente, mais exato e mais lógico?
A automação se presta à criação de uma sociedade ordenada, mas quando processos autônomos e conflitantes acontecem simultaneamente, ela também poderia se tornar mais caótica?
O estudo “The Ericsson 10 Hot Consumer Trends 2019” quer apontar caminhos para algumas destas questões e mostra que as pessoas estão experimentando emoções conflitantes. Quase metade dos entrevistados na pesquisa acredita que, para melhor ou pior, a Internet substituiu muitos dos prazeres simples da vida cotidiana.
À medida em que a tecnologia digital se espalha pela sociedade, todas essas esperanças e medos filtram simultaneamente as mentes dos consumidores. As perspectivas são surpreendentes – e as visões do consumidor sobre uma sociedade automatizada do futuro próximo são o tema deste relatório.
Veja aqui um PDF completo sobre estas tendências:
Trend 1: Awareables
Trend 2: Smart quarrels
Trend 3: Spying apps
Trend 4: Enforced agreement
Trend 5: Internet of skills
Trend 6: Zero-touch consumption
Trend 7: Mental obesity
Trend 8: Eco me
Trend 9: My digital twin
Trend 10: 5G automates society
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?