O prejuízo de Mariana
Qual foi o prejuízo causado pelo rompimento da barragem em Mariana? Quase seis meses após o que está sendo chamado de “a maior tragédia ambiental do mundo”, a Terra Brasis Resseguros lançou um report que tenta contabilizar o prejuízo financeiro decorrente do acidente. Segundo o documento, a estimativa é que o prejuízo seja de R$ 26,3 bilhões, e somente R$ 2,3 bilhões estariam cobertos por seguros.
Ou seja, menos de 10% do total do prejuízo será ressarcido por seguro. O restante deverá ser bancado pela Samarco e por suas controladoras, a Vale e a BHP. A Vale, após o ocorrido, viu suas ações sofrerem uma forte queda, chegando ao menor patamar em dez anos. Ainda assim, a empresa promete pagar todos os credores e reverter todos os danos causados. É esperar para ver.
De minha parte, torço para que as empresas consigam sair dessa. E torço ainda mais para que todas as empresas que trabalham com atividades diretamente ligadas ao meio ambiente tenham aprendido a dura lição de que os mapeamentos de riscos não contemplam a totalidade das possibilidades. A natureza sabe apresentar a sua conta, quando desrespeitada.
Quem tiver curiosidade em ver o relatório completo, CLIQUE AQUI.
Para ver a primeira edição da Revista da Reputação, cujas matérias de capa falaram sobre Mariana, CLIQUE AQUI.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa