O prejuízo de Mariana
Qual foi o prejuízo causado pelo rompimento da barragem em Mariana? Quase seis meses após o que está sendo chamado de “a maior tragédia ambiental do mundo”, a Terra Brasis Resseguros lançou um report que tenta contabilizar o prejuízo financeiro decorrente do acidente. Segundo o documento, a estimativa é que o prejuízo seja de R$ 26,3 bilhões, e somente R$ 2,3 bilhões estariam cobertos por seguros.
Ou seja, menos de 10% do total do prejuízo será ressarcido por seguro. O restante deverá ser bancado pela Samarco e por suas controladoras, a Vale e a BHP. A Vale, após o ocorrido, viu suas ações sofrerem uma forte queda, chegando ao menor patamar em dez anos. Ainda assim, a empresa promete pagar todos os credores e reverter todos os danos causados. É esperar para ver.
De minha parte, torço para que as empresas consigam sair dessa. E torço ainda mais para que todas as empresas que trabalham com atividades diretamente ligadas ao meio ambiente tenham aprendido a dura lição de que os mapeamentos de riscos não contemplam a totalidade das possibilidades. A natureza sabe apresentar a sua conta, quando desrespeitada.
Quem tiver curiosidade em ver o relatório completo, CLIQUE AQUI.
Para ver a primeira edição da Revista da Reputação, cujas matérias de capa falaram sobre Mariana, CLIQUE AQUI.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática