Letramento em diversidade: uma coleção gratuita de materiais para a comunicação interna
A diversidade nas empresas deixou de ser um conceito pontual. Hoje, é um tema inadiável, não apenas pela crescente demanda social e legal, mas também pelo impacto que traz para a competitividade dos negócios. As organizações que ainda resistem a essa mudança perdem a oportunidade de criar um ambiente de inovação, empatia e inclusão.
Entretanto, trabalhar a diversidade no cotidiano exige mais do que boa vontade. É necessário investir em uma comunicação estratégica, que garanta o entendimento e o respeito a todas as identidades representadas no ambiente corporativo.
Muitas empresas, apesar de reconhecerem a importância da diversidade, enfrentam dificuldades ao executar suas ações. O que dizer e como dizer, além de garantir que a mensagem será bem compreendida? Essas são algumas dúvidas recorrentes entre gestores que não querem cometer erros e, ao mesmo tempo, precisam engajar suas equipes.
Considerando esse contexto, a agência Cucas Conteúdo criou uma coleção de e-books para promover o letramento em diversidade nas empresas. Elaboramos essa série com o único propósito de ajudar qualquer organização a praticar a comunicação inclusiva de forma consistente; por isso, esses materiais são gratuitos, acessíveis e práticos.
O trabalho é resultado da nossa própria experiência desenvolvendo campanhas para grandes empresas e, especialmente, produzindo conteúdos para o maior portal de diversidade do Brasil, o Terra Nós. Já passamos da marca de 3 mil conteúdos publicados no site, um marco que nos enche de orgulho, mas também de responsabilidade, pois queremos ser agentes da transformação e entendemos que é nosso papel compartilhar conhecimento.
Nossos aprendizados com comunicação inclusiva e letramento em diversidade estão reunidos em cinco e-books que compõem essa coleção:
- MANUAL LGBTQIAPN+ – Siglas, termos e orientações para a comunicação interna
- MANUAL ANTICAPACITISMO – Rompendo barreiras e promovendo respeito à Pessoa com Deficiência
- MANUAL ANTIETARISMO – Um olhar para a população 60+
- MANUAL ANTIRRACISMO – Glossário e orientações para a comunicação interna
- MANUAL DE TERMINOLOGIAS INDÍGENAS – Respeitando raízes, desconstruindo mitos e promovendo respeito
Os guias reúnem conceitos fundamentais e boas práticas que ajudam a construir relações baseadas no respeito. Também temos como compromisso demonstrar o impacto das ações de diversidade para a população que mais precisa desse tipo de iniciativa — pessoas que, historicamente, sofrem os efeitos do preconceito, um estigma ainda recorrente no mercado de trabalho.
A coleção de diversidade mostra, primeiro, que atitudes preconceituosas são injustificáveis e provocam danos reais, que não se limitam às vítimas diretas. A imagem da empresa é afetada e há um prejuízo enorme ao ambiente de trabalho. O foco, é claro, se volta para a pessoa diretamente atingida, que precisa ser acolhida e, acima de tudo, deve ser respeitada. No entanto, estamos falando de um cenário em que todos saem perdendo.
Da mesma forma, trabalhamos o aspecto cultural no conteúdo apresentado. Afinal, a sensibilização do público interno exige uma abordagem que considere os fatores culturais, arraigados há tanto tempo na nossa sociedade, e o entendimento de como desconstruí-los. Humanização e empatia são os caminhos para que a comunicação tenha o efeito desejado, que é conscientizar, educar e esclarecer.
É claro que, para além da empresa, os leitores impactados podem propagar esse conhecimento em casa e com os amigos. Assim, fazemos a transformação acontecer.
Esperamos de verdade que as empresas se sintam encorajadas a dar o próximo passo em suas jornadas rumo a um ambiente corporativo mais diverso, inclusivo e respeitoso e estamos aqui para apoiá-las.
Acesse para ler a coleção completa link.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?