A importância dos projetos de Memória para a Reputação
Os projetos de memória feitos por uma empresa são super importantes para o fortalecimento de sua Reputação. Ao resgatar suas origens, a empresa se apropria de valores e de causos que fizeram com que ela ocupasse a posição que atualmente ocupa no coração e na mente das pessoas.
Ao contar sua história, a empresa fortalece internamente o senso de pertencimento e de reconhecimento do valor de sua força de trabalho, pois toda empresa é feita de pessoas, e são elas as responsáveis pelas ações de sucesso.
Ao contar a sua história, a empresa amplia o cabedal de conhecimento e a resiliência das novas gerações, ao mostrar como problemas foram superados ou como se deu a inovação.
Ao contar a sua história, a empresa reforça a sua identidade corporativa.
Ao contar a sua história, a empresa atrai novos olhares, novos públicos e até novos investidores. Ninguém investe onde não conhece.
Ao contar a sua história, a empresa molda o presente e projeta o futuro. O passado é a base para as expectativas pelo porvir.
Ao contar a sua história, a empresa faz parte da História. Contemos, portanto, as nossas histórias!
Atualmente a tecnologia nos permite fazer lindos e eficazes projetos de memória corporativa, sem, necessariamente, gastar muito. O Fluminense, por exemplo, é um ótimo exemplo de marca que resgata a sua memória com recursos de seus torcedores. Nos últimos anos, o clube fez vários livros, festas e até bustos de bronze dos jogadores com projetos patrocinados via crowdfunding.
Se antes ter um museu corporativo era privilégio apenas das marcas globais, hoje toda empresa pode ter o seu museu, ainda que virtual. Os livros, em formato impresso ou digital, continuam materializando a história das empresas em datas comemorativas e reconhecendo os protagonistas de cada história. Somados aos antigos formatos, bombam pelo mercado webséries, games, exposições, eventos, filmes e narrativas nos mais diversos formatos contando as histórias das empresas. Tudo é válido se for bem planejado e bem executado. Pois cada ponto de reforço de memória contribui para solidificar a marca na mente das pessoas.
Já que é sexta-feira, uma musiquinha para alegrar e fazer com que você não esqueça este post. 🙂
E se você quiser começar agora a fazer um projeto de memória, deixo algumas dicas para facilitar o trabalho:
-
Converse com os funcionários mais antigos, eles são ótimas fontes e podem dar ótimas ideias. Vale, inclusive, procurar quem já se aposentou ou não faz mais parte da empresa
-
Invista em projetos no estilo “linha do tempo”, eles ajudam a dar sequência e cadência aos fatos que serão narrados.
-
Não exclua os momentos difíceis. Toda empresa passa por altos e baixos.
-
Aposte em recursos audiovisuais. Mexa com as emoções e brinque com os sentidos das pessoas. Dê, literalmente, sentido ao que é feito.
-
Busque parcerias. Muitas vezes a história da empresa tem ligação direta com a história de uma região, de um bairro etc.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país