17 de dezembro de 2021
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Engajar para transformar e promover a valorização do Saneamento Sustentável

 

O saneamento básico e sustentável é essencial para saúde, proteção ambiental e desenvolvimento econômico. A extrema importância do saneamento para o desenvolvimento socioeconômico mundial fundamenta o destaque do tema na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que contempla um objetivo de desenvolvimento sustentável específico para o setor, com o propósito de assegurar que o acesso à água e ao saneamento seja garantido para todas e todos, independentemente de condição social, econômica e cultural.

Assim como a abordagem da Agenda 2030 tem como premissa a ampla participação de diversos setores da sociedade e que os temas sejam tratados de forma integrada e transversal, para o saneamento acontecer e seus benefícios serem potencializados, é necessário o envolvimento de diversos atores conscientes e engajados em promover resultados positivos para a sociedade e o meio ambiente. Nesse sentido, as concessionárias prestadoras dos serviços de saneamento precisam estabelecer uma agenda estratégica para acelerar o alcance das metas previstas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 6.

O processo de implantação/melhoria do saneamento básico deve objetivar a elevação do padrão de vida da população, visando o fortalecimento de sua organização, a integração socioeconômica e ampliação da consciência da sociedade enquanto cidadãos portadores de direitos e deveres, inclusive o de ser educado sanitária e ambientalmente.

Neste contexto, a Educação Ambiental, se constitui como um processo essencial para promover a valorização do saneamento, por meio da sensibilização, mobilização e conscientização. Para que todos sejam protagonistas no processo de conhecimento, a mobilização socioambiental é fator preponderante e ferramenta essencial à educação popular. Não se faz educação popular sem mobilização socioambiental, sem o respeito ao conhecimento, ao modo de agir, sentir e pensar de cada sujeito e sem a convocação de vontades coletivas, etapa essencial para a construção de uma nova consciência socioambiental e de novos conhecimentos em saneamento.

O objetivo é alcançar a valorização dos serviços de saneamento por meio da formação de cidadãos com consciência socioambiental e agentes de transformação. Para tal, se torna imprescindível intensificar ações de educação ambiental e construção coletiva em permanente diálogo com a população e com as diversas instituições que atuam nas comunidades, pois são elas que poderão dar continuidade ao processo de participação comunitária, garantindo dessa forma a permanência dos resultados advindos da mobilização socioambiental.

Na Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA as estratégias de relacionamento e envolvimento com as comunidades e demais partes interessadas são estabelecidas pelo programa “Engajar para Transformar” e desenvolvidas por meio de projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com o ODS 6.

O Programa visa agregar valor aos serviços de saneamento e aprimorar o relacionamento com a sociedade. Nesse sentido, a Empresa direciona e otimiza os esforços institucionais para garantir a adesão e valorização aos serviços prestados, tendo como consequências a fidelização aos serviços, a melhoria socioeconômica e ambiental, bem como uma excelente experiência para os clientes e o fortalecimento da reputação da Companhia.

Para acelerar o alcance das metas da agenda 2030, a Companhia revisou sua declaração estratégica e assumiu compromissos de implementação da Agenda ESG, centrada no alcance das metas dos ODS. Apesar de ter muitos desafios, a Copasa trabalha para universalizar o saneamento, protegendo os mananciais de Minas Gerais, levando água, em qualidade e quantidade, para a população e fazendo o tratamento adequado do esgoto, possibilitando um desenvolvimento sustentável, econômico e social para todas as regiões que atua.

Nesta abordagem procurou-se trazer pontos de reflexão a um tema tão importante e essencial à vida: água e saneamento. Diante da escassez hídrica e falta de saneamento no Brasil, onde aproximadamente 17% da população não tem acesso a água potável e 54% não tem esgoto tratado, entende-se que é preciso haver mais discussões sobre o tema, mais esforços em investimentos e engajamento de todas as partes envolvidas.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Alessandra Duarte

Alessandra Duarte atua como analista de Responsabilidade Social e coordena o Programa Engajar para Transformar na Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

Breno Guedes

Breno Guedes atua na gestão da Comunicação na Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

Natalina Lopes

Natalina Lopes está na assessoria da diretoria de Relacionamento e Mercado e atua na transformação digital do Relacionamento com o Cliente na Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

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