12 de junho de 2024
BLOG Sinapse

Dos insights do SXSW, curadoria humana é essencial

 

Estar no SXSW é sempre um aprendizado constante que se perpetua para além dos dias do evento. Em 2024, as ações que mais se destacaram no evento ao nosso ver, envolvem palestras e ativações. Entre as palestras, a grande sacada foi da futurista Amy Webb, que há anos participando do evento e trazendo as tão esperadas tendências tecnológicas, esse ano transformou sua audiência em futuristas. Durante todo o evento, quem participasse de quatro apresentações ministradas pela equipe do Future Today Institute, seria contemplado com uma badge para o LinkedIn. Foram sessões concorridíssimas durante o evento, onde foi preciso ficar mais de uma hora na fila, mas com direito a muito conteúdo, material didático e finalizado com o certificado de “Strategic Foresight Foundations” by Future Today Institute.

Entre as ativações, mesmo tendo uma duração menor em comparação com 2019, algumas chamaram muito a atenção como a Tenesse House, que trouxe toda a cultura do estado americano para o espaço fazendo com que os visitantes tivessem uma experiência sensorial completa, com boa música local para os ouvidos, gastronomia e drinks para agradar ao paladar e muitos brindes para sairmos com algo em mãos. O espaço também abriu oportunidades para empreendedores locais, como o caso da startup que criava o esmalte exatamente da cor que você queria em minutos. A Prime Vídeo também trouxe uma das experiências mais criativas para divulgar a nova série “Fallout”. A série é baseada no jogo de mesmo nome então tudo na ação te remetia ao game: a moeda para trocar por atividades era a mesma moeda do game, para você interagir com os personagens que passeavam pelo espaço, tinha que entender do jogo para usar frases corretas e interações corretas, ou seja, amantes do jogo curtiram muito e quem não conhecia muito foi surpreendido com toda a cenografia do local.

No conteúdo que a Sing Comunicação produziu sobre o evento e compartilhamos aqui, tem nossos principais pontos das sessões que assistimos e das ativações que participamos. Mas se alguém tiver alguma dúvida: Inteligência Artificial dominou o conteúdo e ainda tem muito a ser discutido sobre o tema!

Para se ter uma ideia da relevância do tema, em 2024 a IA foi uma das trilhas de conteúdo do SXSW, abordada sob diferentes aspectos, mas uma coisa é certa: não há volta! Precisamos nos aprofundar, testar, atuar para corrigir as falhas e entender como tirar o melhor proveito dessa inovação. Esta afirmação da Amy Webb, durante sua apresentação, é um ótimo resumo: “A onda de inovação que está por vir é muito intensa, potente e difundida. Irá literalmente remodelar a nossa existência humana de uma forma que considero excitante e boa. E absolutamente aterrorizante”.

Outra unanimidade é que a curadoria humana é essencial para obtermos o melhor da IA. Até porque nada substitui a nossa criatividade e a habilidade de nos comunicarmos de forma mais pessoal e humana, e ainda temos um longo caminho a percorrer para corrigir os vieses da IA.

Essa abordagem esteve presente nas apresentações:

  • do Rohit Barghava, sobre os 4 elementos do pensamento não-óbvio;
  • na inspiradora conversa entre a Brené Brown e a psicoterapeuta Esther Perel, que cunhou o termo “Intimidade Artificial” para relatar a solidão e a fragilidade dos relacionamentos em tempos de uso excessivo de redes sociais;
  • e na excelente apresentação da Joy Buolamwini, fundadora da Algorithmic Justice League, que abordou a questão do preconceito e discriminação algorítmica, a importância da inclusão na tecnologia e a preocupação com o aumento da desinformação nas eleições impulsionada pela IA, entre outras coisas.

Apenas alguns exemplos do que vimos, a apresentação a seguir tem mais detalhes, inclusive, dicas de livros lançados pelos palestrantes, links de vídeos e documentários. Veja tudo clicando aqui.

Enfim, temos conteúdo para absorver até o SXSW 2025! Esperamos que gostem 😉

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Janaína Leme

Jornalista formada pela FIAM, iniciou a carreira atuando como repórter e produtora na Rádio Jovem Pan AM. Atua como assessora de imprensa há mais de 18 anos, 15 deles na Sing Comunicação. Tem vasto conhecimento no atendimento a contas das áreas de tecnologia, games e entretenimento e também em gestão de pessoas.

Vania Gracio

Formada em Comunicação Social pela Faculdade Armando Álvares Penteado, há mais de 25 anos atua em comunicação corporativa. Iniciou carreira já no campo das agências de comunicação na rede Ketchum, de onde saiu em 2004 para fundar a Sing Comunicação - que hoje integra o Convoy, grupo global de agências de Relações Públicas independentes especializadas em tecnologia.

  • COMPARTILHAR: