Estar no SXSW é sempre um aprendizado constante que se perpetua para além dos dias do evento. Em 2024, as ações que mais se destacaram no evento ao nosso ver, envolvem palestras e ativações. Entre as palestras, a grande sacada foi da futurista Amy Webb, que há anos participando do evento e trazendo as tão esperadas tendências tecnológicas, esse ano transformou sua audiência em futuristas. Durante todo o evento, quem participasse de quatro apresentações ministradas pela equipe do Future Today Institute, seria contemplado com uma badge para o LinkedIn. Foram sessões concorridíssimas durante o evento, onde foi preciso ficar mais de uma hora na fila, mas com direito a muito conteúdo, material didático e finalizado com o certificado de “Strategic Foresight Foundations” by Future Today Institute.
Entre as ativações, mesmo tendo uma duração menor em comparação com 2019, algumas chamaram muito a atenção como a Tenesse House, que trouxe toda a cultura do estado americano para o espaço fazendo com que os visitantes tivessem uma experiência sensorial completa, com boa música local para os ouvidos, gastronomia e drinks para agradar ao paladar e muitos brindes para sairmos com algo em mãos. O espaço também abriu oportunidades para empreendedores locais, como o caso da startup que criava o esmalte exatamente da cor que você queria em minutos. A Prime Vídeo também trouxe uma das experiências mais criativas para divulgar a nova série “Fallout”. A série é baseada no jogo de mesmo nome então tudo na ação te remetia ao game: a moeda para trocar por atividades era a mesma moeda do game, para você interagir com os personagens que passeavam pelo espaço, tinha que entender do jogo para usar frases corretas e interações corretas, ou seja, amantes do jogo curtiram muito e quem não conhecia muito foi surpreendido com toda a cenografia do local.
No conteúdo que a Sing Comunicação produziu sobre o evento e compartilhamos aqui, tem nossos principais pontos das sessões que assistimos e das ativações que participamos. Mas se alguém tiver alguma dúvida: Inteligência Artificial dominou o conteúdo e ainda tem muito a ser discutido sobre o tema!
Para se ter uma ideia da relevância do tema, em 2024 a IA foi uma das trilhas de conteúdo do SXSW, abordada sob diferentes aspectos, mas uma coisa é certa: não há volta! Precisamos nos aprofundar, testar, atuar para corrigir as falhas e entender como tirar o melhor proveito dessa inovação. Esta afirmação da Amy Webb, durante sua apresentação, é um ótimo resumo: “A onda de inovação que está por vir é muito intensa, potente e difundida. Irá literalmente remodelar a nossa existência humana de uma forma que considero excitante e boa. E absolutamente aterrorizante”.
Outra unanimidade é que a curadoria humana é essencial para obtermos o melhor da IA. Até porque nada substitui a nossa criatividade e a habilidade de nos comunicarmos de forma mais pessoal e humana, e ainda temos um longo caminho a percorrer para corrigir os vieses da IA.
Essa abordagem esteve presente nas apresentações:
- do Rohit Barghava, sobre os 4 elementos do pensamento não-óbvio;
- na inspiradora conversa entre a Brené Brown e a psicoterapeuta Esther Perel, que cunhou o termo “Intimidade Artificial” para relatar a solidão e a fragilidade dos relacionamentos em tempos de uso excessivo de redes sociais;
- e na excelente apresentação da Joy Buolamwini, fundadora da Algorithmic Justice League, que abordou a questão do preconceito e discriminação algorítmica, a importância da inclusão na tecnologia e a preocupação com o aumento da desinformação nas eleições impulsionada pela IA, entre outras coisas.
Apenas alguns exemplos do que vimos, a apresentação a seguir tem mais detalhes, inclusive, dicas de livros lançados pelos palestrantes, links de vídeos e documentários. Veja tudo clicando aqui.
Enfim, temos conteúdo para absorver até o SXSW 2025! Esperamos que gostem 😉
Destaques
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados