Dia Internacional da Mulher: ainda dá tempo de evitar deslizes
O Dia Internacional da Mulher está chegando e, de antemão, me solidarizo às profissionais que vão receber flores, bombons, cartões floridos… e só.
É impressionante a quantidade de empresas que ainda não perceberam que o mundo mudou e não cabe mais associar o feminino apenas à delicadeza e à fragilidade – se é que um dia coube, cá entre nós.
“Lá vem o mimimi”, podem pensar alguns leitores. Mas a questão vai além disso. Flores, bombons e cartões são gentis e valorizados por algumas pessoas, mas não é apenas isso que as mulheres querem.
O 8 de Março é uma data de luta e remete às manifestações de feministas de diversas partes do mundo, numa época em que mulheres não podiam votar, decidir seus destinos e nem mesmo trabalhar.
De lá pra cá, houve alguns avanços, mas as mulheres continuam ganhando menos que os homens. As negras no Brasil, por exemplo, recebem 40% menos que homens brancos para exercerem as mesmas atividades. Um escândalo.
Além disso, questões como o assédio, a violência contra as mulheres e a representatividade delas nos cargos de liderança estão longe de estar resolvidas.
Uma dica: antes de sair comprando flores e bombons, reflita sobre a condição feminina na sua empresa. Existem oportunidades iguais para todos os gêneros? São consideradas as especificidades do momento da gravidez ou a questão dos filhos pequenos, por exemplo?
Se você não souber por onde começar este levantamento, aproveite o 8 de Março para reunir as mulheres do seu time, escutá-las e pedir sugestões para um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso.
É uma conversa séria, mas que pode até ser acompanhada de bombons. Ninguém vai reclamar e, no fim, saem todas e todos ganhando.
Destaques
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov