16 de maio de 2019

Conheça as Digital Skills Index 2019 de Google e McKinsey

Já disse Neil deGrasse Tyson que desde a Revolução Industrial, investimentos em ciência e tecnologia provaram ser motores confiáveis de crescimento econômico. Daí a importância de um índice que ajude a acompanhar a evolução da nossa maturidade digital.

Google e McKinsey são os líderes desta iniciativa inédita que passa a ser referência para estudos futuros sobre o desenvolvimento de competências digitais entre os brasileiros e seu impacto socioeconômico. Entre as dimensões estudadas estão o acesso (hardware, software e internet browsing), o uso (transações, presença, busca por informações e consumo de conteúdo), a segurança (data protection, avaliação de confiabilidade, consciência legal), a cultura digital (vocação exploratória, soluções de problemas e criatividade) e a criação (criação e divulgação de conteúdo, analytics avançado e programação). O Digital Skills Index (DSI) mapeia as desigualdades no domínio de skills e permite o desenho de linhas concretas de atuação.

Dados sobre os skills que estão mais maduros e as competências que precisam ser desenvolvidas ajudam o Google a dirigir suas iniciativas pela universalização do acesso à informação e ao conhecimento. Dai que se descobriu que 7 entre 10 brasileiros estão conectados, sendo que 67% da população brasileira têm smartphone. Brasileiros gastam em média mais de 9h por dia na internet e 7 entre 10 brasileiros estão em alguma rede social (45% acima da média mundial).

Gráficos mostram o interesse e adoção de tecnologias digitais, no Brasil, também estão muito relacionados com o desejo de comunicação & socialização.

Veja tudo aqui: https://drive.google.com/file/d/1XqtsFdCL1fu7UrH1M2tRKW-Djao5k6G9/view

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR: