Comunicação pública em tempos de desinformação – e-books discutem tendências e desafios
A comunicação pública (CP) é, sem dúvida alguma, gênero de primeira necessidade em uma sociedade democrática. Em especial, após vivenciarmos uma pandemia e, mais recentemente, as eleições presidenciais, evidencia-se ainda mais o papel da CP enquanto pilar da democracia.
Acredito que a CP possa assegurar transparência e informação de qualidade para as organizações públicas e para a sociedade. Além disso, ela pode estreitar o diálogo entre as organizações e os cidadãos.
“Comunicação pública e cidadania” é o título, dos recém lançados e-books, da coletânea organizada pela Universidade Federal de Goiás em parceria com várias instituições (Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), UnB, Instituto Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano e Fundação RTVE/TV UFG).
Os livros são resultantes da chamada pública lançada no 1º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação e IV Seminário de Comunicação Pública e Cidadania realizado na UFG em outubro de 2021.
Os dois e-books, a partir de valiosas contribuições, discutem a centralidade da CP na contemporaneidade, apresentando ainda as tendências e desafios dessa área. Fica o convite para que os leitores (as) participem dessa reflexão no sentido de aperfeiçoar os mecanismos de transparência, informação e diálogo, verdadeiros desafios da CP contemporânea.
Os veículos de comunicação pública (TVs universitárias, canais legislativos e do judiciário), as instituições públicas, dentre outras organizações retratadas nesta obra, são responsáveis por salvaguardar a CP no Brasil.
As redes sociais, ao mesmo tempo em que ampliam as possibilidades de diálogo, são campo fértil para a disseminação de desinformação. Sem dúvida as redes sociais constituem um desafio aos profissionais da CP. A concepção, a gestão e a implantação de canais de comunicação pública nas redes sociais revelam experiências únicas, compartilhadas na obra.
VOLUMES – O primeiro volume intitulado “Comunicação pública e cidadania – conceitos, desafios e enfrentamentos” está dividido em duas partes, a parte 1 – Contornos conceituais e normativos em comunicação pública e cidadania e a parte 2 – Comunicação pública e cidadania no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O segundo volume da coletânea intitula-se “Comunicação pública e cidadania – experiências e práticas inovadoras”. Esse volume divide-se em três partes, a parte 1 – Práticas e representações comunicacionais na EBC e na televisão pública, a parte 2 – Comunicação e informação em instituições públicas: reflexões e experiências singulares e a parte 3 – Redes sociais digitais, comunicação pública e cidadania.
A obra no formato e-book está organizada em dois volumes com mais de 700 páginas de contribuições de autores que refletem e praticam a CP:
– Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos [Ebook] / organizadores, Magno Medeiros, Tiago Mainieri. – Dados eletrônicos (1 arquivo: PDF). – Goiânia: Cegraf UFG, 2022.
– Comunicação pública e cidadania: experiências e práticas inovadoras [Ebook] / organizadores, Magno Medeiros, Tiago Mainieri. – Dados eletrônicos (1 arquivo: PDF). – Goiânia: Cegraf UFG, 2022.
Pelo link é possível baixar as obras gratuitamente.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática