Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
02 de dezembro de 2021
BLOG CI.ON: Comunicação Interna

Aprendizados valiosos do Comitê de Comunicação Digital com Empregados

 

Vívian Rio Stella
(Imagem: Freepik/rawpixel.com)
 
  • COMPARTILHAR:

Que a pandemia propiciou mudanças sem precedentes é inquestionável. De uma semana para a outra e por muitos meses (bem mais do que imaginávamos), práticas e canais estabelecidos precisaram ser reformulados e ressignificados, em meio a grandes transformações nas rotinas, à sobrecarga de informação e trabalho e ao medo e incerteza.

Em meio a tudo isso, foi valioso compartilharmos reflexões, casos, perspectivas e caminhos no Comitê de Comunicação Digital com Empregados.

Primeiro, para compreender que a realidade das organizações é diversa, complexa e nem sempre tão digital como nós, comunicadores, supomos. Por isso mesmo, mais do que focar nos canais em si e pautar-se pelo anywhere office, é preciso entender a experiência das pessoas e de que forma as práticas e as mensagens realmente tocam e fazem sentido para elas. Assim, evitamos ser mais uma fonte de infoxicação e concentramos esforços para criar ações e conteúdos que conectam.

Segundo, para nos inspirarmos em empresas que recorrem a:

  • people analytics para criar ações estratégicas de comunicação;
  • métricas consistentes que vão além da mensuração da satisfação de profissionais;
  • programas de influenciadores internos que descentralizam e democratizam a produção e disseminação de informações;
  • canais e formatos cada vez mais dialogados e humanizados para aproximar quem está longe e não distanciar quem está perto.

Terceiro, para nos vulnerabilizarmos e falarmos sobre os muitos desafios que a comunicação vem enfrentando, assim como todas as áreas da organizações. E um deles continua sendo como engajar profissionais e como contar com a liderança para propagar e vivenciar essa humanização e descentralização tão necessária.

Destaco esses três pontos, na tentativa de sintetizar a riqueza das trocas nos dez encontros do comitê, que sempre terminaram com gosto de quero mais, com perguntas por serem feitas e bons insights para transformar em ações. Obrigada a cada pessoa que gentilmente apresentou sua experiência, compartilhou seus saberes e suas dúvidas.

Seguimos em frente, buscando trilhar caminhos por humanização, descentralização e uma não divisão entre comunicação “digital” e “não digital”, porque vivemos num mundo ultraconectado, ainda que em instâncias e com canais diferentes em cada realidade organizacional.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Vívian Rio Stella

É idealizadora da VRS Academy. Doutora em Linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, além de consultora empresarial no campo da linguagem e das narrativas, atua como professora da Escola Aberje, Fundação Casper Libero, Fundação Dom Cabral, FIA-PROFUTURO e Casa do Saber. É autora do livro “Comunicação Eficiente: Como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade”, lançado pela Aberje Editorial. Instrutora de treinamentos empresariais, tem entre seus clientes empresas como BRF, CVM, Itaú-Unibanco, Pinheiro Neto Advogados, PWC, Syngenta e White Martins, entre outros.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje visita obras do Parque da Cidade, futuro palco da COP30 em Belém
  • Relatório da Aberje e Ideal Axicom analisa tendências do Web Summit Rio 2025, como IA e reputação
  • Empresas discutem comunicação e engajamento rumo à COP30 em encontro promovido pelo Capítulo Aberje Amazônia
  • Liderança da Aberje visita exposição em comemoração aos 50 anos da Itaúsa
  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Luis AlcubierreIA e você: a nova dupla de criação
  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade