Afinal, o que querem as mulheres?
A questão do título remete a Freud e para conseguir uma resposta, o caminho é simples: pergunte a elas!
A semana do Dia Internacional da Mulher é uma excelente oportunidade para marcas e empresas promoverem discussões sobre a presença feminina nas organizações e na comunicação que fazemos.
As discussões em torno do feminismo estão nas redes, nas ruas e também nas nossas empresas. É cada vez maior o número de mulheres engajadas com boas (e antigas!) causas, como a divisão de tarefas domésticas, a equidade de salários e oportunidades e a reflexão sobre o que é ser mulher numa sociedade notadamente machista, como a brasileira.
E qual o papel dos homens no feminismo? Inicialmente, sentar, escutar e aprender. Sem pré-julgamentos nem opiniões a priori. Apenas exercite a empatia e abra bem os ouvidos.
Num segundo momento, é preciso repudiar as piadas e comentários misóginos, que passam pelos grupos de Whatsapp ou mesas de bar. O “humor” muitas vezes é uma ferramenta para expressão dos preconceitos inconscientes (ou não!) e manutenção das desigualdades.
Além disso, é preciso dividir a voz com as mulheres. Faça um breve exercício: nas próximas semanas, observe como elas são muito mais constantemente interrompidas em reuniões do que nós, homens. Da próxima vez que isso acontecer, se for o caso, repreenda o colega inconveniente e peça que deixe a mulher concluir seu raciocínio.
Antes de taxar tudo de “mimimi” ou dizer que o mundo está ficando chato, reflita sobre quantos privilégios você, caro leitor, tem acesso apenas por ser homem. São vários, garanto.
Se a reflexão não engrenar, pense, pelo menos, em suas mães, filhas, esposas e amigas queridas. Uma conversa sobre os medos e receios delas, além das percepções que têm sobre o mundo do trabalho e a maneira como costumam ser representadas na comunicação pode ser um bom começo.
Desejo um 8 de Março de reflexão e mudança de atitude aos homens e de luta às mulheres – a todas elas: cis, trans, negras, lésbicas, com deficiências, refugiadas, enfim, mulheres.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país