Faltam apenas 10 anos para validarmos se atingimos cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Parece muito tempo, mas não é. Para que consigamos alcançar as metas pretendidas até 2030, será imprescindível o apoio e atuação do setor empresarial. Por isso, em março, a Rede Brasil do Pacto Global divulgou um plano que ajuda a guiar a ação das empresas brasileiras em relação à temática na próxima década entendida como a década da ação – ações com impacto direto nos ODS.
O plano foi construído ao longo de seis meses com uma equipe de consultores da Falconi que ficou imersa no escritório do Pacto Global, conduzindo entrevistas com diversos públicos de interesse e dedicando-se a estudos exaustivos para definir estratégias de engajamento do setor empresarial com os ODS. A estratégia contempla cinco frentes de ação prioritárias.
Projetos com impacto mensurável nas metas dos ODS
Gerar impacto real nas metas dos ODS é o principal foco da Estratégia 2030 da Rede Brasil do Pacto Global. As frentes temáticas já existentes (Energia e Clima, Alimentos e Agricultura, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Água e Saneamento, ODS e Engajamento e Comunicação) conduzem alguns dos projetos de grande e médio portes. Há também os projetos globais de impacto, que abordam, neste momento o Clima (ODS 13), pelo compromisso Business Ambition for 1.5 Our Only Future, que no Brasil ganhou a campanha #aceitaestacaneta; Gênero (ODS 5), com a mobilização Equidade é Prioridade; SDG Ambition, que irá buscar o engajamento das empresas na ampliação do compromisso com os ODS.
Evolução do modelo de negócios
A inserção dos ODS dentro das estratégias de negócios é o modo essencial para que a Agenda 2030 esteja presente no dia a dia das empresas e verdadeiramente aconteça. A Rede Brasil do Pacto Global entende que é essencial que as empresas integrem a sustentabilidade nas suas operações, alinhando crescimento econômico às necessidades da sociedade e do planeta.
Um lugar na mesa nos fóruns decisórios globais de referência
Fazer parte da Rede Brasil do Pacto Global significa participar dos principais fóruns de discussão de sustentabilidade, que estão direcionando os rumos do mundo. A Rede seguirá conduzindo ou apoiando grandes debates nacionais e internacionais, como o Global Anti-corruption & Integrity Forum (março, Paris), o Fórum dos Oceanos (junho, Lisboa), o Leaders Summit (junho, NY), o SDGs in Brazil (junho, NY), a World Water Week (agosto, Estocolmo), a Assembleia Geral da ONU (setembro, NY), o Making Global Goals Local Business (outubro, SP), o Fórum Mundial de Empresas e Direitos Humanos (novembro, Genebra), a COP, entre outros.
Parcerias e regionalização
A proposta da Rede Brasil do Pacto Global é intensificar a atuação das parcerias entre empresas, agências da ONU e organizações do terceiro setor, expandindo os projetos em ecossistemas e com startups, com o apoio de consultorias, investidores, a academia e a sociedade civil. A proposta é também ampliar os signatários para outros estados brasileiros, para além de São Paulo onde temos a maior parte dos signatários, criando hubs regionais que atuarão como difusores locais dos ODS.
Engajamento da cadeia de valor
Fazem parte da Rede Brasil do Pacto Global grandes empresas com extensas cadeias de valor, com imenso potencial de engajamento e sensibilização. Nos próximos anos, a abordagem com as pequenas e médias empresas ocorrerá, principalmente, com o apoio das grandes empresas e terá como foco as cadeias de valor. A proposta é o desenvolvimento de plataformas online para capacitação e direcionamento deste público, como a ferramenta que está sendo construída em conjunto com o Sebrae e será disponibilizada para PMEs.
Destaques
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov