05 de novembro de 2024

Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia

Realizada pelo Ibram com apoio institucional da Aberje, 2ª Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias abordará desafios e oportunidades da região

Entre os dias 6 e 8 de novembro, a capital paraense vai receber a 2ª Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, reunindo lideranças dos setores público, privado, da Academia, comunidades indígenas e especialistas em novas economias para debater o equilíbrio entre sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), com apoio institucional da Aberje, o evento contará com apresentações e painéis que abordarão os desafios e oportunidades da região, promovendo a troca de experiências e a busca de soluções para o desenvolvimento sustentável. Recentemente, a Aberje inaugurou um novo capítulo na região, o capítulo Amazônia, uma representação ao mesmo tempo regional e temática da Aberje que abrange todos os Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Pará e Tocantins).

No dia 7 de novembro, o painel “Cultura, Educação e Comunicação” vai discutir como a educação e a comunicação podem preservar e valorizar a cultura amazônica, transmitindo os saberes locais e promovendo a integração entre diferentes culturas, com a mediação de Hamilton dos Santos, diretor executivo da Aberje. O painel vai reunir Gloria Caputo, professora e fundadora do Vale Música Belém; Txai Suruí, líder indígena e coordenadora do Movimento da Juventude Indígena; Djuena Tikuna, cantora e primeira jornalista indígena do Amazonas; Fernanda Rennó, doutora em planejamento territorial; e Rossieli Soares da Silva, ex-ministro da Educação e secretário de Educação do Estado do Pará. Ao conectar a cultura com práticas educativas e comunicacionais, a discussão busca reforçar o papel da Amazônia como um espaço de inovação, conhecimento e desenvolvimento sustentável. O gerente de Relações Institucionais da Aberje, Victor Pereira, também participa do evento.

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias se consolida como um fórum de diálogo e ação em prol de uma economia verde, abordando temas essenciais para o futuro do território amazônico e para a construção de um planeta mais equilibrado e sustentável.

Serviço

2ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias

  • Data: 6 e 8 de novembro de 2024
  • Horário: das 9h às 18h
  • Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia – Belém (PA)
  • Inscrições gratuitas
  • Mais informações em https://amazoniaenovaseconomias.com.br/
  • COMPARTILHAR: