BASF realiza parceria inédita com fintechs para oferta de crédito aos agricultores
- Novo modelo de negócio tem foco na conveniência e digitalização
- Agrolend e DuAgro são as duas primeiras agfintechs (fintechs voltadas para operações do agronegócio) a financiar a safra dos agricultores em parceria com a BASF
A BASF fechou parcerias inéditas com as agfintechs Agrolend e DuAgro para a oferta de crédito voltada principalmente para pequenos e médios agricultores. As operações envolvem a emissão de CPRFs (Cédula de Produto Rural Financeira) eletrônicas. Os agricultores ganham uma opção para o financiamento da safra com mais conveniência, menos burocracia e 100% digital.
A BASF é a primeira grande empresa do mercado agrícola a intermediar esta operação que beneficia agricultores de cultivos como soja, milho, entre outros. Este é mais um modelo de negócio que a BASF em parceria com os distribuidores leva aos agricultores, como já ocorre com o barter e outras operações financeiras.
“A agricultura é intensiva em capital. O objetivo da BASF é facilitar o acesso aos recursos necessários para a implantação e o manejo da lavoura. Como empresa de Soluções para Agricultura comprometida com o legado do setor, ouvimos as necessidades dos agricultores e investimos em tecnologia e parcerias para uma produção cada vez mais rentável e sustentável”, explica João Bento Reis Junior, gerente de Operações Estruturadas & Commodities da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. Ele acredita que as agfintechs devem ganhar espaço no mercado agrícola nos próximos anos.
A BASF entende que o principal beneficiado é o agricultor que consegue obter recursos para investir na compra de insumos junto aos seus distribuidores.
As agfintechs Agrolend e DuAgro são empresas de serviços financeiros especializadas em crédito para o agronegócio. Elas contribuem para o aumento da oferta de crédito que vai direto para o agricultor.
Para Fernanda Mello, CEO da DuAgro, quando os agricultores acessam a linhas alternativas de crédito eles também contribuem para o desenvolvimento desta operação.
“A parceria com empresas como a BASF permite levar novas soluções financeiras para o financiamento da safra. Assim, criamos uma relação com um histórico em que o mercado passa a conhecer mais este agricultor e isto facilita cada vez mais a tomada de crédito”, afirma Fernanda.
Todo o processo para liberação do crédito pode ser feito pelo telefone celular de acordo com André Glezer, CEO e cofundador da Agrolend.
“A oferta de crédito contribui para o país alcançar o máximo do potencial produtivo das lavouras, possibilitando o investimento no uso de tecnologias no campo para o sucesso da produção. Nesta parceria, todos saem ganhando: agricultor, distribuidor, indústria e instituições financeiras”, explica André.
A BASF acredita neste programa de financiamento que gera oportunidades para os agricultores. Com esta iniciativa, é possível encaixar a oferta de crédito no momento mais adequado do planejamento da safra e o que for mais interessante para o agricultor. A empresa está comprometida com a experiência do cliente e a inovação em todas as esferas do agro, inclusive dos modelos de negócio. O objetivo é continuar e expandir a conexão com as agfintechs durante 2022.
Destaques
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados