Banco do Nordeste aposta em comunicação e relacionamento e entra para a rede Aberje
O Banco do Nordeste é a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina. Com 65 anos de atuação e uma rede composta por 292 agências, com cerca de sete mil funcionários, a empresa é líder na aplicação de recursos de longo prazo e de crédito rural em sua área de atuação, que engloba todos os estados do Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. E acaba de integrar a base associativa da Aberje, em todas as suas regionais.
É uma instituição financeira múltipla, organizada sob a forma de sociedade de economia mista e de capital aberto. Mais de 90% de seu capital está sob o controle do Governo Federal. A empresa tem 65 anos e desde sua criação, tem sede na cidade de Fortaleza, no Ceará. O BNB Opera como órgão executor de políticas públicas, especialmente por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), criado há 30 anos.Esse funding é a principal fonte de recursos utilizada pelo Banco, cuja aplicação volta-se à redução da pobreza e das desigualdades inter e intra-regionais.Para isso, dos recursos totais do FNE aplicados anualmente pelo BNB, pelo menos metade destina-se ao Semiárido.
Seus financiamentos atendem empresas (de micro, pequeno, médio e grande porte), entidades governamentais (federais, estaduais e municipais) e não-governamentais. Pessoas físicas (mini, pequeno, médio e grande produtores rurais) e empreendedores informais também são clientes do Banco. Além dos recursos federais, o Banco do Nordeste tem acesso a outras fontes de financiamento nos mercados interno e externo, por meio de parcerias e alianças com instituições nacionais e internacionais, incluindo instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
EMPREENDEDOR – Em sua estratégia de apoio ao pequeno empreendedor, o BNB criou, em 1998, o programa de microcrédito produtivo e orientado urbano que é hoje o maior do tipo na América do Sul: o Crediamigo. O programa possui mais de 2 milhões de cientes ativos. Em 2005, o microcrédito orientado chegou à zona rural com a criação do programa Agroamigo, que já ultrapassa a marca de 1 milhão de clientes.
O BNB também exerce trabalho de atração de investimentos, apoia a realização de estudos e pesquisas com recursos não-reembolsáveis e estrutura o desenvolvimento por meio de projetos de grande impacto. Mais que um agente de intermediação financeira, a empresa se propõe a prestar atendimento integrado a quem decide investir em sua área de atuação, disponibiliza base de conhecimentos sobre o Nordeste e aponta as melhores oportunidades de investimento na Região.
Para isso, o Banco mantém, desde 1954, o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), responsável pela elaboração e difusão de conhecimentos técnicos e científicos sobre o Nordeste, bem como pelo planejamento, formulação, coordenação e avaliação de políticas e programas, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável.
COMUNICAÇÃO – No tocante à Comunicação, a empresa dispõe de uma Superintendência de Marketing e Comunicação, à qual estão vinculados cerca de 60 funcionários. Entre as atividades realizadas pela equipe estão: relacionamento com a imprensa, gestão de mídias digitais, produção audiovisual, comunicação interna, editoração, publicidade, promoção, gestão de patrocínios, gestão da marca, entre outras. A área já venceu diversas edições do Prêmio Aberje, em diferentes categorias. “Informação e relacionamento são ativos cada vez mais valorosos na sociedade atual. Dia após dia, percebemos que a Comunicação Corporativa alçou uma posição ainda mais relevante nas organizações. No Banco do Nordeste, agilidade, credibilidade e transparência são tônica e elo entre os interesses da empresa e de seus stakeholders. Trabalhamos diariamente, de forma colaborativa, para que a Comunicação faça fluir o tráfego de conteúdos e mensagens que agreguem ao potencial do negócio, de modo justo e satisfatório para todos os envolvidos”, destaca a superintendente Melina Barbosa.
Recentemente a empresa foi agraciada com o Prêmio Melhores Práticas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Prêmio ABECS), que reconheceu o Cartão BNB como solução mais inovadora desenvolvida no segmento no ano de 2016. Também recebeu o Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Pública – TCU; Prêmio Agrobanco – Alide; e II Prêmio Gestão para Resultados do Desenvolvimento 2016 – BID e Governo de Jalisco.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática