Ball divulga progresso na contratação de mulheres na América do Sul
Em comemoração ao Dia das Mulheres, a Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, divulga o progresso na contratação de mulheres no Brasil. O destaque ficou por conta da planta de Brasília, com 63% de avanço, nos últimos dois anos. Na América do Sul, ainda, destacam-se a liderança feminina de operações nas fábricas de Recife, Argentina, Paraguai e Chile, e a presença feminina em 50% na planta de Frutal, em Minas Gerais. Estes resultados vêm em linha com as políticas da área de Diversidade e Inclusão da Ball Corporation na região, criada em 2021, quando foram definidas metas para aumento de grupos diversos nas operações, com foco na presença feminina.
Com 13 unidades de produção sul-americanas, sendo nove delas no Brasil, a Ball é comprometida com a sustentabilidade social e a relação com as comunidades do entorno. Responsável pela fabricação de latas de alumínio para bebidas, a Ball alinhou suas metas com o lançamento de cursos profissionalizantes exclusivos para mulheres em parceria com o SENAI. Além de investir no desenvolvimento técnico de um dos grupos com menor representação dentro de fábricas, as turmas lançadas entre 2021 e 2022, capacitaram 160 mulheres gratuitamente para a entrada no mercado de trabalho para além da Ball, em Águas Claras (RS), Frutal (MG) – onde está a fábrica mais diversa da região, e Brasília (DF) – onde se registrou o maior progresso em contratação.
Um exemplo é a colaboradora Thais Pereira Godinho, que iniciou sua jornada na Ball como Supervisora de Produção em Frutal, agora está em um novo desafio na unidade, como Supervisora de Linha. A profissional conta que a inclusão é nítida na cultura da empresa, que respeita e valoriza a diversidade. “Nós conseguimos perceber que a valorização das mulheres é uma prioridade refletida em políticas de igualdade de gênero, oportunidades de desenvolvimento e em um ambiente de trabalho que promove e empodera as mulheres”, comenta.
O aumento da contratação de mulheres é mais uma das iniciativas que relacionam Sustentabilidade e Diversidade e Inclusão, que definem suas Pessoas como um dos principais pilares do negócio. “Abraçamos a cultura que entende que inovação e sustentabilidade, primordiais para uma companhia global líder do setor em que atua, não são possíveis sem a garantia de diversidade e inclusão”, comenta Suellen Moraes, Gerente de Diversidade e Inclusão da Ball para América do Sul. “É preciso criar e manter um ambiente confortável para crescer, expressar opiniões e dividir ideias, por isso fornecermos treinamentos de vieses inconscientes, programas de mentoria, desenvolvimento de lideranças e processos seletivos que garantem equidade desde a entrada na empresa”, completa.
Ainda sobre a inclusão de mulheres no negócio, a Ball conta com salas de lactação em todas as unidades da América do Sul, licença paternidade e maternidade estendida em todas as unidades de Brasil, e um programa de mentoria focado em talentos diversos para auxiliar no desenvolvimento profissional de mulheres e pessoas negras. Somado a isso, a empresa fomenta os grupos de afinidade chamados de “Ball Networks”, e assume compromissos públicos como a associação ao Movimento Mulher 360, maior movimento empresarial da América do Sul em prol da equidade de gênero, Coalização contra a violência contra mulheres e meninas, e ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essas iniciativas ajudam a empresa a caminhar em linha com sua meta regional de representatividade para este ano.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país