Assaí lança novo logo em celebração aos 50 anos da marca
Para iniciar a celebração de 50 anos de história da marca, o Assaí Atacadista anuncia a partir de 19 de fevereiro o seu novo logotipo. Conectada ao posicionamento lançado no início de 2023, “Para todos, de Sol a Sol”, a identidade visual atualiza e reforça a simbologia da Cia com um visual e tipografia modernos: um Sol que nasce no horizonte para iluminar os dias com brilho intenso, além de remeter à origem do Atacadista: o nome Assaí vem da palavra japonesa asahi que significa “sol da manhã”.
De acordo com Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes da Companhia, a evolução da logo acompanha o crescimento que o Atacadista tem conquistado nas últimas décadas. ”Cada nascer de sol representa uma nova oportunidade. E este é também o significado do Assaí. São 50 anos de uma trajetória de crescimento, tanto em números quanto na vida dos(as) brasileiros(as). Hoje, o Assaí está presente em 1 a cada 4 lares do país. Temos muito orgulho das nossas conquistas e entendemos que este era o momento certo, além de histórico, para modernizarmos a nossa marca”, analisa a executiva.
Entre 2011 e 2023, o Assaí passou de um parque de lojas com 59 unidades para 288 lojas em funcionamento em todo o Brasil, com um faturamento quase 20 vezes maior e um quadro com mais de 80 mil colaboradores(as). Além de se tornar o primeiro Cash&Carry puro listado na B3 e na NYSE, e uma Corporation – isto é, uma empresa de capital pulverizado, sem um controlador único. “O novo logo representa o crescimento de uma marca que atua todos os dias, de Sol a Sol, para fazer parte do dia a dia de mais de 35 milhões de clientes que passam em nossas lojas mensalmente. Seguiremos ao lado das famílias e comerciantes de todo o Brasil, aprimorando o nosso jeito de fazer negócio para entregar nosso melhor resultado e buscando reforçar sempre o nosso propósito de contribuir com a prosperidade de todos(as)”, complementa Yamamoto.
Construção do novo logo
Para a construção do novo logotipo, foram mais de 20 meses de estudo até que o projeto pudesse ser lançado neste começo de fevereiro. Agora, a cadência das cores quentes e a geometria das suas linhas projetam um Sol mais evidente, vibrante e acolhedor. Este Sol surge acima da palavra Assaí, combinada a uma tipografia forte, moderna e imponente que sustenta com equilíbrio o principal símbolo da marca. “Ao longo deste período, compreendemos que todas as composições que comunicam a marca Assaí precisam transmitir uma mensagem objetiva e transparente quanto ao nosso negócio, além de ser verdadeira com a realidade do nosso público e honesta com a nossa brasilidade”, explica Yamamoto.
Estratégia para construção do novo logo
Junto a Troiano Branding, empresa especialista em construção de marca, e a StarMKT, house agency do Assaí, um estudo completo da marca anterior foi realizado com o intuito de entender as suas fortalezas e aprimorá-las para o novo logotipo. A partir de um diagnóstico detalhado, a consultoria chegou a seis talentos do Assaí que foram contemplados em uma tradução do propósito da Companhia, que se transformaram em significados visuais:
- O sol é para todos: Suas cores, agora mais definidas, representam em seu colorido a ideia de um lugar mais democrático e inclusivo;
- O brilho da simplicidade: O brilho formado por suas antigas ondas agora está mais simples, objetivo e sem interferências;
- De sol a sol: Ao destacar o sol, a marca mostra determinação e o orgulho que tem de ser um verdadeiro sol nascente;
- Sonhos iluminados: A nuance gradativa das cores quentes traz o calor e o brilho de uma luz solar que ilumina o olhar de quem vê;
- Energia que impulsiona: A tipografia se libertou ao adotar toda a energia que o módulo continha. E essa liberdade impulsionou o crescimento do nome Assaí, agora mais evidente e poderoso;
- Calor que acolhe: O sol ganhou o protagonismo da marca, está mais vivo, leve e confortável. Um desejo de ser um sol mais simples e próximo.
“Chegamos a um novo logo que representa um sol simples, que enxerga o futuro e homenageia os 50 anos de história do Assaí, com uma tipografia confortável e mais presença”, pontua a executiva.
Em comparação à identidade visual anterior, as ondas se transformaram em linhas retas para trazer a história do primeiro semicírculo na linha do tempo da marca, ao mesmo tempo que preserva os espaços de cores. Agora, a nuance do gradiente solar permanece na mesma altura das ondas do novo desenho. Além disso, a presença forte das letras e dos seus alinhamentos proporcionados pelas serifas substituem o retângulo do módulo. Desta forma, foi possível aumentar significativamente o nome Assaí. E com a designação do negócio mais suave e espaçado, as letras estão mais livres, com um respiro maior, deixando uma leitura mais confortável, sem perder a presença.
A partir do dia 19 de fevereiro, o novo logo já estará disponível em todos os pontos de contato digitais da marca (site, aplicativo e redes sociais) e todas as lojas inauguradas da Companhia em 2024 e 2025 já estarão com a nova identidade visual. Atualmente, testes foram realizados em três lojas localizadas em São Luís (MA), Bauru (SP) e na primeira loja do Assaí, na Vila Carrão, em São Paulo (SP). Já o parque de lojas atual receberá atualizações da identidade visual da marca ao longo dos próximos anos e de acordo com o cronograma de manutenção e reformas das unidades.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?