Às vésperas da Copa, Aberje propõe debate sobre comunicação e ESG no esporte
A última Copa do Mundo de Futebol foi vista por mais de 3,5 bilhões de pessoas – quase metade da população mundial. Segundo a Fifa, o Brasil foi o país com maior audiência, com média de quase 30 milhões de espectadores por jogo. Às vésperas da Copa de 2022 a Aberje promove no Museu do Futebol, no dia 11 de novembro, um encontro entre marcas que investem no esporte para discutir com especialistas como a comunicação pode contribuir com o ciclo do negócio do futebol, desde a memória do esporte, ao marketing de influência e, enfim, a geração de negócios.
O primeiro painel vai abordar Memória com Bruno Neves, fundador da Memorabília do Esporte, apresentando um case sobre Garrincha no ano que a conquista da Copa do Mundo de 1962 comemora 60 anos; em seguida, o debate do painel contará com a presença de Carolina Mota, gerente de Marketing da Panini Brasil, que vai falar do case do álbum de figurinhas da Copa. Ao lado dela estarão o ex-jogador de futebol William Machado e Renata Motta, gestora cultural, especialista em museus e patrimônio, que representará o Museu do Futebol. O papo será conduzido pelo jornalista esportivo dos canais SporTV, Sérgio Xavier.
Em seguida, Rafael Sbarai, head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo, apresenta o painel de influência. Ele recebe o jornalista André Hernan e Sergio Gandolphi, dos Desimpedidos; e Pedro Portescheller, gerente Sênior de Brand Communications na adidas Brasil. Eles vão falar sobre influenciadores e novas plataformas de comunicação para marcas e esporte.
Por fim, Ricardo Bianco Rosada, CMO do galera.bet, abre o terceiro painel sobre novos negócios do futebol para falar do emergente mercado de apostas que tem tomado conta dos patrocínios do futebol. Depois ele participa do debate ao lado de Heloisa Rios, sócia e CEO da Universidade do Futebol, e Rogério Louro, diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil. O bate-bola desta sessão será comandado por Vinícius Lordello, jornalista e professor da CBF Academy, FIA/SP e Trevisan.
O evento é gratuito e será oferecido um café da manhã para os presentes, que devem se inscrever pelo site da Aberje.
PROGRAMAÇÃO
9h00 – Boas-Vindas
Memória e esporte: como a comunicação pode contribuir para a preservação da história do futebo
O futebol é um um produtor inesgotável de histórias. Histórias que se perpetuam no imaginário das pessoas por meio de memórias afetivas ou até mesmo de frustrações. Essa característica particular de envolver o mercado com a paixão das pessoas, faz do futebol um prato cheio para as áreas de memória organizacional. Este painel do encontro vai trazer especialistas em memória e comunicação para falar de como os aprendizados do esporte podem contribuir para a perpetuidade de uma cultura de marca.
- Bruno Neves
Fundador da Memorabília do Esporte
- Renata Motta
Gestora cultural, especialista em museus e patrimônio - Carolina Mota
Gerente de Marketing da Panini Brasil - William Machado
Consultor de investimentos e ex-atleta profissional - Sérgio Xavier Filho
Comentarista do Sportv
10h00 – Influência, fama e celebridades: o comunicação do futebol nos tempos das redes sociais
Assim como produz histórias, o futebol produz personagens. E mesmo antes da popularidade do termo “influenciadores” os ídolos do esporte já eram vistos como influência de diversas gerações. No entanto, o que se vê hoje é a influência também de diversas figuras ligadas ao futebol. Pessoas que conquistaram a fama falando do esporte para públicos cada vez mais diverso. Como as marcas estão escolhendo seus influenciadores de esportes? Como a mídia lida com o surgimento de novas plataformas e fontes de comunicação?
- Rafael Sbarai
Head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo
- André Hernan
Jornalista Esportivo - Sergio Gandolphi
Desimpedidos - Pedro Portescheller
Gerente Sênior de Brand Communications na adidas Brasil
11h00 – Novos negócios do futebol
A fidelidade do público e a cultura do futebol criaram ao longo dos anos diversas possibilidades para investimentos das marcas. Desde o patrocínio de camisas dos times, até as transmissões, naming rights e projetos paralelos, até os atuais investimentos em redes sociais, games e apostas. Como as marcas estão explorando essas novas possibilidades? O mercado brasileiro é atrativo ao universo virtual do futebol?
- Heloisa Rios
Sócia e CEO da Universidade do Futebol
- Rogério Louro
Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil - Vinícius Lordello
Professor da CBF Academy, FIA/SP e Trevisan - Ricardo Bianco Rosadas
CMO da Galera.bet
12h00 – Encerramento e visita ao museu
Futebol como plataforma de comunicação: memória, influência e negócios
Data: 11 de Novembro
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo
Inscrição: aqui
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão