Carros elétricos, economia e sustentabilidade: o uso de plásticos nessa cadeia
Globalmente, as vendas de veículos elétricos cresceram 140% no primeiro trimestre desse ano. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), foram 1,1 milhão de unidades vendidas. O Brasil também teve aumento na eletrificação da frota em 2021: este ano tivemos o melhor quadrimestre da história no nosso mercado, com 7.290 veículos vendidos – o que representa um aumento de 29,4% comparado ao ano passado. Sabemos que a frota de carros elétricos ainda é pequena no Brasil, porém, os dados mostram que as vendas não param de crescer.
O carro elétrico tem evoluído constantemente e traz uma série de benefícios, como não emitir gases poluentes e ter um consumo de energia eficiente. Muitos países já adotaram metas agressivas de conversão de sua frota para veículos elétricos e, embora no Brasil ainda não haja uma meta definida, o apelo de sustentabilidade tem promovido um aumento das vendas. Prova disso é que tem sido cada vez mais comum encontrar em shoppings e outros tipos de estabelecimentos vagas que são exclusivas para recarga de veículos elétricos e híbridos. Isso deixa claro que, se até pouco tempo atrás o tema era apenas uma tendência, agora ele já começa a se tornar uma realidade – e que ainda colabora com o meio ambiente, a partir de tecnologias limpas e sustentáveis.
O plástico de engenharia tornou-se um grande aliado nessa revolução dos elétricos, pois esses modelos precisam ser cada vez mais leves, buscando a máxima eficiência energética. Além disso, o plástico de engenharia oferece versatilidade de design, simplicidade na manufatura, rapidez no desenvolvimento e menor impacto ambiental na produção de cada componente.
Como uma das principais fornecedoras de plásticos de engenharia, a BASF possui um extenso portfólio para aplicação automotiva que são utilizados, por exemplo, na produção de sensores, conectores, sistemas de iluminação, painéis, carroceria, assentos, entre outros. A expertise da BASF, em cocriação com os clientes, viabiliza iniciativas inovadoras e dedicadas na busca de novas aplicações, que são facilitadas através de programas de simulação próprios da BASF, acelerando o processo de desenvolvimento e reduzindo custos do projeto, além promover menores impactos ambientais.
Sabemos que os veículos elétricos representam um grande avanço em termos de tecnologia e que ainda têm pela frente um campo amplo para desenvolvimento de inovações, que ajudarão a transformar a mobilidade para um futuro mais sustentável e econômico.
Novos desafios à frente! E a sua empresa, como tem se preparado para um futuro com produtos e serviços cada vez mais versáteis, econômicos e sustentáveis?
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país