23 de outubro de 2024

Aperam associa-se à Aberje

A Aperam South America chega aos 80 anos como líder da América Latina em aços elétricos e inoxidáveis e referência global em siderurgia de baixo carbono. Seus baixos níveis de emissão nos escopos 1 e 2 são neutralizados com as remoções de suas florestas. Em 2024, a empresa obteve, pelo quarto ano consecutivo, o balanço carbono neutro nestes escopos, conforme Declaração de Verificação emitida pela Société Générale de Surveillance (SGS), referência em testagem, inspeção e certificação, após auditorias. O documento mostra que as operações integradas da usina siderúrgica de Timóteo, no Vale do Aço (MG), e da unidade BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha, emitiram 413,3 ktCO2e em 2023 e removeram 450 ktCO2e no mesmo ano.

A neutralidade nos escopos 1 e 2 foi atestada pela primeira vez pela Aperam em 2020, nove anos após a empresa eliminar definitivamente a utilização do coque em seus alto-fornos. Derivado do carvão mineral, o coque é um combustível fóssil, sendo responsável pela maior parte das emissões geradas pela siderurgia. Para sustentar essa transição, a empresa investiu na ampliação de suas florestas plantadas no Vale do Jequitinhonha, onde mantém atualmente 100 mil hectares de eucalipto cultivados e também preserva 50 mil hectares de mata nativa. Além de remover grande quantidade de CO2 da atmosfera, o eucalipto fornece madeira para a produção do carvão vegetal hoje utilizado em 100% do aço Aperam.

O presidente da Aperam, Frederico Ayres Lima, afirma que a conquista do balanço carbono neutro por quatro anos consecutivos é motivo de comemoração, pois não é algo simples de ser alcançado, tampouco mantido. “Envolve também muito investimento em inovação, para tornar os nossos processos mais eficientes e emitindo cada vez menos CO2”.

  • COMPARTILHAR: