Anglo American produz podcast para dialogar com públicos diversos
De forma pioneira entre as mineradoras brasileiras, a Anglo American deu início à produção de um podcast com objetivo de oferecer conteúdos que agregam conhecimento para os mais diversos públicos. “Conversas que Inspiram” é o nome da iniciativa lançada pela companhia neste ano, na esteira das celebrações dos 50 anos de história da empresa no Brasil. Os temas abordados permeiam assuntos atuais da sociedade e desafios do mundo contemporâneo.
Treze episódios já estão disponíveis, com diálogos variados, que tratam dos desafios do setor mineral para o fomento de negócios sustentáveis; da importância dos museus na democratização do acesso à cultura; do futuro do trabalho a partir da chegada de novas tecnologias, como a inteligência artificial; do avanço das mulheres na mineração; das novas configurações familiares; da importância da preservação da saúde mental e física; dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU); dentre outras pautas.
A condução do podcast é da gerente de Comunicação da Anglo American no Brasil, Rachel Pessôa, que dialoga com convidados e convidadas especialistas de dentro e de fora do setor mineral junto a porta-vozes da mineradora. “Esse projeto estimula conversas inspiradoras para contribuir com a evolução da nossa sociedade. Acreditamos que o formato de podcast é um caminho agregador, pois possibilita um melhor aproveitamento do tempo na rotina das pessoas, que podem se informar enquanto realizam outras tarefas”, explica Pessôa.
Novo episódio nesta semana
Nesta quarta-feira (08/11), será lançado um novo episódio que irá abordar o papel da mineração para o desenvolvimento regional e o empreendedorismo das comunidades anfitriãs. A conversa terá como convidados Leonardo Medina, analista de Desenvolvimento Econômico do Sebrae Minas; e Daniel Tito Guimarães, gerente de Performance Institucional da Anglo American no Brasil.
“Reconhecemos que fazemos parte da vida das pessoas e que a sociedade espera que a mineração traga uma contribuição positiva”, comenta Guimarães, ao citar programas desenvolvidos pela companhia nos municípios que acolhem os empreendimentos de minério de ferro e níquel no Brasil. “Um ponto que me chama muita atenção nessa abordagem é justamente o fato de construir com o território, e não chegar com uma metodologia pronta, entendendo que aquilo se aplicaria a qualquer contexto. Quando você faz um processo dessa natureza, ouvindo e permitindo que a sociedade seja protagonista, você ganha perenidade”, ressalta Medina, ao refletir sobre iniciativas de desenvolvimento regional colaborativo.
A cada 15 dias, serão disponibilizados novos episódios, que trarão conversas com especialistas de diferentes áreas, propiciando reflexão sobre temas críticos para a sociedade, além da atualização sobre os desafios do mundo contemporâneo. Para ter acesso aos conteúdos, basta pesquisar por “Conversas que Inspiram” no seu agregador de áudio preferido.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país