Anglo American adere ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
A Anglo American oficializou, nesta terça-feira (20/02), sua adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, movimento pelo respeito e promoção dos direitos da comunidade LGBTI+. Transmitido para todos os escritórios e operações da companhia no Brasil, o anúncio contou com a assinatura da carta dos 10 compromissos para a promoção dos direitos LGBTI+.
A adesão ao Fórum tem o objetivo de potencializar a promoção da igualdade de oportunidades e a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+.
“Essa agenda é motivo de muito orgulho para todos nós e está diretamente ligada ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas. Vale ressaltar que a inclusão e a diversidade no mundo dos negócios garantem a variedade de visões e vozes, o que coloca em evidência uma gama mais ampla de inovações e soluções criativas em vista de melhores resultados”, afirmou a presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, após assinatura da carta dos 10 compromissos.
Entre as ações a serem iniciadas imediatamente após a adesão aos compromissos, está o preenchimento de um censo de profissionais da Anglo American. Esta pesquisa servirá como ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão para orientar e consolidar estratégias e práticas de promoção dos direitos LGBTI+ na companhia.
Inclusão e diversidade na Anglo American
A Anglo American foi uma das primeiras mineradoras no mundo a constituir uma área específica para lidar com a inclusão e a diversidade. No Brasil, a empresa possui uma gerência de Cultura, Inclusão e Diversidade e Saúde Mental, ligada à diretoria de Pessoas e Organização.
A área de inclusão e diversidade conta com um planejamento estratégico para consolidação de uma cultura inclusiva dentro de toda a organização, além da gestão de cinco grupos de afinidade, que foram iniciados a partir de 2020: LGBT+, Raça e Etnia, Gerações, Gênero e Pessoas com Deficiência. Entre as atividades, há planejamento das metas e objetivos que devem ser atingidos em relação aos grupos minorizados, fortalecendo um ambiente psicologicamente seguro, inclusivo e diverso. Além disso, a área é responsável por estabelecer programas de desenvolvimento e aceleração de carreira para esses grupos.
A diversidade também é respaldada por políticas e procedimentos consistentes e aplicados em todas as unidades da Anglo American no mundo, tais como: Política de Inclusão e Diversidade, Política Contra a Violência Doméstica e Política Contra Bullying, Assédio e Retaliação.
Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
Criado em 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ é um movimento empresarial com atuação permanente, que reúne grandes empresas em torno de 10 compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. O propósito do Fórum é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além disso, o Fórum realiza eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e à identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e comunidade.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática