Alunos da Escola Aberje visitam fábrica da Toyota para conhecer projetos de sustentabilidade
Os alunos que fizeram o Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade-ESG da Escola Aberje de Comunicação este ano foram convidados pela área de Comunicação da Toyota Brasil para visitar a fábrica da empresa, instalada em Sorocaba (SP). A visita foi realizada dia 22 de novembro. Na ocasião, foi possível conhecer os projetos da empresa na área de Sustentabilidade/ESG.
Ao fazer uma palestra de abertura, a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota, Viviane Mansi, reforçou alguns pontos importantes sobre os compromissos da companhia. “ESG está integrado à nossa estratégia e para garantir resultados consistentes melhoramos nossa governança, de forma que o tema faça parte do dia a dia da alta gestão. Outro ponto importante foi o envolvimento de todos os colegas: isso permite que possamos inovar cada vez mais em ações que entreguem ESG”.
“Foi um prazer para a Toyota receber os alunos do Programa de Sustentabilidade da Aberje para ampliar o debate sobre o tema. Conhecer a realidade das empresas, ações já tomadas e compromissos assumidos nos dá uma ideia mais clara da complexidade do tema e de como ele integra o planejamento e a prioridade de cada empresa”, disse Viviane.
A aluna Elza Valquíria Stoianoff contou que esta foi a primeira vez que conheceu uma montadora de automóveis. “Fiquei bastante surpresa com as ações de sustentabilidade que eles têm. A preocupação de reduzir e eliminar desperdícios em seus processos. Iniciativas significativas para a redução das emissões de carbono no processo. Um destaque foi o Programa Retornar. Levamos uma linda lembrança desse programa que reaproveita os resíduos da produção. Ideia extremamente sustentável”, avaliou a participante que trabalha como analista na Superintendência Comercial e de Relacionamento com os Clientes na Sabesp.
Para a gerente de sustentabilidade na Novo Nordisk, Patrícia Byington, durante a visita à fábrica da Toyota, ela pode testemunhar a união entre tradição e inovação que marca seus processos e produtos. “É uma empresa comprometida com o uso eficiente de recursos na fábrica, em especial água e energia, fazendo uso de ‘engenhocas’ curiosas que pudemos ver de perto. Além disso, foi muito interessante conhecer mais a atuação da Toyota em sustentabilidade, em especial sobre o portfólio de veículos no mercado brasileiro com tecnologias que reduzem significativamente as emissões de CO2”, disse.
“O que mais me chamou a atenção na visita foi que eles levam muito a sério o plano ambiental. A reciclagem de água e lixo, além do reflorestamento com um cinturão verde no entorno da fábrica são exemplos claros da preocupação da empresa com o futuro. Legal demais essas iniciativas!”, comentou a jornalista Karla Fernandes.
Iniciativas significativas
A gestão de resíduos é um dos objetos trabalhados na companhia, que recicla 99% desses materiais gerados no processo produtivo e que são destinados às empresas parceiras. Uma das ações envolve a doação de 1,2 tonelada de alumínio de alta qualidade excedente da fábrica de motores da Toyota, na cidade de Porto Feliz (SP), como matéria-prima para a produção das próteses. Os resíduos de alumínio, serão aplicados pela Revo – empresa especializada em soluções de próteses ortopédicas – na substituição dos componentes metálicos, em especial nas partes que unem todo o pé – um próximo passo previsto é a substituição de outros componentes. As principais vantagens do material são: redução de peso, resistência, durabilidade e preço acessível.
De acordo com Viviane Mansi, o apoio ao projeto reflete a agenda ESG da companhia, e reforça o compromisso da marca com a sociedade, em contribuição direta à mobilidade. “A parceria com a Revo está em linha com o intuito da Toyota em inspirar funcionários, parceiros e clientes e conectá-los às principais convicções e valores da empresa, dentre eles proporcionar liberdade de mobilidade e inclusão a todas as pessoas”, disse a executiva.
A Toyota do Brasil também aposta no conceito Ecofactory, que compreende diversos projetos e iniciativas para que a planta seja ecoeficiente. Como um projeto de longo prazo, o destaque são os dez anos do Morizukuri, que idealizou uma floresta ao redor da fábrica de Sorocaba, SP, capturando 383 toneladas de CO2 na atmosfera desde o início do projeto e contribuindo para a melhora da qualidade da água, da fauna e da flora na região.
Para se aproximar ainda mais da comunidade, a Toyota do Brasil realiza um trabalho junto com a Fundação Toyota, no apoio a projetos socioambientais, como o ReTornar, que, além de upcycling – reutilização criativa de produtos, trabalha com a geração de emprego e renda e capacitação de mulheres em Sorocaba e Indaiatuba, SP, mediante a parceria com grupo de costureiras.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão