Alubar anuncia patrocínios para cultura e esporte em 2024
Em 2024, o Grupo Alubar, maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina e maior produtor de vergalhões de alumínio do continente americano, continua a investir em iniciativas nas áreas do esporte, cultura e sustentabilidade.
No Pará, além da renovação por mais um ano do patrocínio ao Círio de Nazaré, ao Paysandu Sport Club e o apoio à transmissão do Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão, a empresa também manterá três pontos gratuitos de carregamento de veículos elétricos em Belém e patrocinará o filme Porto Caribe – um documentário sobre a influência dos ritmos caribenhos na música paraense. Já no Rio Grande do Sul, a empresa patrocina o Eco Pila, projeto que incentiva a reciclagem, a educação ambiental e a economia criativa nos municípios de Montenegro e Pareci Novo.
Cinema
Em uma referência direta à canção composta por Paulo André e Ruy Barata, Porto Caribe mistura realidade com elementos de ficção em um “docudrama” sobre a relação cultural entre o Pará e o Caribe. Para isso, o longa-metragem navega na sonoridade de Cuba, República Dominicana e do Pará, contando os fatos históricos que aproximam a Amazônia brasileira do Caribe, sobretudo do ponto de vista musical. “É sempre muito importante para o artista ter empresas como a Alubar ajudando a patrocinar projetos. Creio que dessa forma conseguiremos divulgar melhor nossa cultura. A música paraense é reconhecida por sua diversidade rítmica e fusão de elementos caribenhos, africanos e indígenas. Demonstrar isso é uma satisfação imensa”, afirma o músico e cineasta Marco André, diretor do filme, que ainda não tem data de estreia.
Paixões dos paraenses
A Alubar é patrocinadora oficial do Círio (festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré) desde 2019 e há mais de uma década recebe anualmente a visita da Imagem Peregrina da santa na fábrica de Barcarena. Esse patrocínio contribui para ações sociais realizadas em Belém.
No esporte, é o 7º ano consecutivo que a Alubar patrocina o Paysandu, um dos times mais relevantes da região Norte. Além disso, o apoio da empresa à transmissão dos jogos do Campeonato Paraense pelos veículos da Rede Cultura de Comunicação foi renovado pelo 8º ano consecutivo. O objetivo é incentivar o desenvolvimento do futebol no estado.
Por meio destes patrocínios, o Grupo busca estar mais próximo das pessoas e incentivar a cultura, as tradições e o esporte no Pará, estado onde se encontra a maior e mais antiga fábrica da empresa.
Energia renovável
Para contribuir com a redução do uso de combustíveis fósseis na capital paraense, a Alubar instalou três pontos gratuitos de carregamento de carros elétricos, com dois carregadores cada. Localizados no Boulevard Shopping, Estação das Docas e Shopping Grão-Pará, os carregadores são autônomos e intuitivos e funcionam em veículos com plug tipo 2, que atendem mais de 90% dos carros vendidos no Brasil.
Os carregadores estão ativos desde o início de 2023 e vão continuar, pelo menos, até janeiro de 2025. A Alubar sempre busca incentivar boas práticas ambientais relacionadas à energia. “Com este projeto, queremos contribuir com a comunidade, a fim disponibilizar mais pontos de carregamento de carros elétricos, visto que a infraestrutura para os usuários desses veículos ainda é incipiente na cidade”, explicou Maurício Gouvea, CEO da Alubar.
Reciclagem
Além dos patrocínios no Pará, a empresa seguirá apoiando o projeto ambiental Eco Pila, no Rio Grande do Sul, estado que abriga uma fábrica de cabos elétricos do Grupo Alubar. Criada em 2018 pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo (ACI), a iniciativa promove a troca de materiais recicláveis – como latas de alumínio, papelão, jornais e embalagens plásticas – por eco pilas, uma moeda social que pode ser utilizada nas empresas cadastradas dos municípios de Montenegro e Pareci Novo. Posteriormente, as empresas que receberam a moeda a trocam por dinheiro junto a um banco conveniado. Além de incentivar a reciclagem, parte do valor obtido com a venda dos resíduos é utilizada em ações socioambientais.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país