Alpargatas abre inscrições para programa de Trainee Global 2021
A Alpargatas, empresa brasileira de atuação global, donas das marcas Havaianas, Osklen e Mizuno, está recrutando 20 jovens talentos para a turma de Trainees de 2021. O programa acontece também nas operações internacionais da empresa. Serão 16 vagas para a sede em São Paulo, duas para o escritório de Madri, uma para Los Angeles e uma para Hong Kong. O prazo para inscrições vai até 5 de outubro e, no Brasil, o salário é de R$ 7 mil.
O objetivo do programa é buscar jovens com potencial de liderança ao redor do mundo, talentos que aprendem rápido e fazem acontecer, com mindset digital. “Na Alpa somos um time apaixonado pelo que fazemos, temos coração de dono. Trabalhamos o desenvolvimento dos trainees para encorajá-los a propor novas ideias e melhorias em qualquer área ou processo da empresa. Aqui, eles não encontrarão barreiras para o crescimento pessoal e profissional”, afirma José Daniello, diretor de Pessoas da Alpargatas.
Durante a trajetória na empresa, o trainee aprenderá a desenvolver projetos percorrendo uma jornada empreendedora, propondo soluções inovadoras e novas formas de atuação para colaborar ativamente com o desenvolvimento do negócio. “Buscamos jovens que tenham potencial para serem os próximos líderes da Alpargatas ao redor do mundo. Valorizamos a experimentação com propósito e a tolerância ao erro para aprendizados rápidos e resultados excepcionais”, afirma Roberto Funari, CEO da Alpargatas.
Para ser um trainee
O candidato deverá passar por um processo seletivo com seis fases: inscrição, testes on-line (de inglês, cognitivo e comportamental), dinâmica de grupo em formato de game board, Alpa Challenge (desafio on-line, com a participação de gestores das áreas), entrevistas individuais com o time de Pessoas e, por fim, a entrevista final em um painel com CEO e diretores.
Os selecionados começam na segunda quinzena de janeiro de 2021 e passam por um programa com duração de 12 meses, dividido em quatro etapas, para depois ingressar nas áreas em que mais se identificarem. Todas as ações são pautadas nos pilares de negócio da Alpa: presença global, digitalização, inovação e sustentabilidade. O processo de desenvolvimento é o mesmo tanto para os trainees brasileiros quanto para os internacionais.
Na primeira etapa, o “onboarding”, o trainee faz uma imersão no universo da empresa, conhecendo a cultura, os processos, o time, a rotina, as marcas e o portfólio de produtos. Já o “job rotation” proporciona contato direto com os consumidores da Alpargatas, vivenciando a rotina de uma das lojas, e atuação em áreas internas, aprofundando o conhecimento sobre o negócio. Na fase de “desenvolvimento de projetos”, o trainee tem a oportunidade de tirar suas ideias do papel, impactando diretamente o atingimento de metas e gerando resultados sustentáveis para a empresa.
Na penúltima etapa, o trainee poderá expressar sua preferência de área de atuação e, a partir de uma análise do time de Pessoas da Alpargatas, sua nova posição de trabalho será sugerida. Por último, o “fechamento do programa” contempla a apresentação de um projeto desenvolvido em encontro global com a presença do CEO, de diretores e de convidados.
Toda a jornada conta com sessões de mentoria focadas em metodologias ágeis e de design, utilizando diversas ferramentas para a condução dos projetos e incentivando conexões com quem já fez a transformação acontecer no Brasil e no mundo. Além disso, durante todo o ano, os trainees participam de workshops, bate-papos e visitas para aprendizagem das competências necessárias ao desempenho das atividades da empresa.
No programa de 2020, por exemplo, os trainees nacionais e internacionais participaram de uma ação voluntária em Ingá (PB). A turma colocou a mão na massa e colaborou na reforma da Escola Municipal Major José Barbosa Monteiro, sob a coordenação do Instituto Alpargatas, braço de responsabilidade social da empresa que tem por objetivo melhorar a qualidade da educação pública nos municípios onde a Alpa tem atuação.
Grande parte dos trainees nunca havia participado de uma ação do tipo e considerou a experiência um aprendizado único. “É a primeira vez que venho ao Brasil. Estou achando muito diferente de tudo que já fiz no meu país, porque as pessoas aqui fazem trabalho voluntário com muita alegria e energia”, pontuou Vênus, de Hong Kong. Filipe Ribeiro, seu colega de turma, concordou: “Todos da fábrica vieram ajudar e esse sentimento de integração e união é muito importante para construir uma comunidade melhor.”
O programa de trainee de 2020 aconteceu majoritariamente de modo remoto por conta da pandemia de Covid-19. Mesmo em um ano atípico, os trainees lideraram projetos estratégicos para a empresa.
Quem pode se candidatar?
Os candidatos ao programa de trainee global 2021 devem atender a alguns requisitos: ter graduação em qualquer curso de bacharelado com conclusão entre 2017 e 2020, falar inglês avançado e, no caso de ser um estrangeiro, possuir visto de moradia e trabalho no país a que se candidata.
Ter experiência profissional prévia e conhecimento em outros idiomas poderão ser considerados diferenciais na hora da contratação. Além dos benefícios tradicionais oferecidos pelas empresas, colaboradores da Alpargatas têm direito a: gympass, day-off no dia de aniversário, short friday no verão, home-office, dress code informal e descontos no e-commerce das marcas.
As inscrições para o Programa de Trainee Global 2021 devem ser feitas no link: http://alpargatas.grupociadetalentos.com.br/
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país