SOBRE A INICIATIVA
A Aliança é uma iniciativa da Aberje que surge no LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação – publicidade, relações públicas e marketing – e os rígidos protocolos jornalísticos de apuração, edição e distribuição.
ORGANIZAÇÃO
Um levantamento realizado pela Universidade de Baltimore nos Estados Unidos conseguiu quantificar
o tamanho do impacto financeiro das fake news no mundo, inclusive por diferentes setores.
O custo anual com notícias falsas é de US$ 78 bilhões.
Prejuízos mundiais com Fake News
é o valor do prejuízo anual
causado pelas Fakes News
em todo o mundoé o valor do prejuízo anual
causado pela desinformação
financeiraé o valor do prejuízo anual
causado pelas fake news
na área de saúde
Os brasileiros são campeões mundiais na crença infundada em notícias falsas.
Estão também entre os povos com o maior grau de exposição a fake news em todo o planeta.
Um dos principais motivos é a falta de educação midiática no país.
OBJETIVOS
A Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação é uma convocação das lideranças de comunicação das empresas a capacitarem seus empregados em educação midiática.
Dentro do âmbito da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, na sigla em inglês), o objetivo é fazer dos colaboradores, além de pessoas mais infensas a fake news, agentes multiplicadores no combate à desinformação.
Essa é a razão da Aberje ter criado o selo “#juntoscontrafakenews –
Movimento Empresarial Contra a Desinformação”. Uma maneira de
compartilhar a causa com os participantes e demais agentes.
PRINCÍPIOS
A “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação” é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê uma lista de cinco grandes compromissos.
COMPROMISSO COM
AS FONTESCOMPROMISSO COM
A PRESTAÇÃO DE
CONTASCOMPROMISSO COM
A TRANSPARÊNCIACOMPROMISSO COM
A HONESTIDADECOMPROMISSO COM
O NÃO-PARTIDARISMO
TEMOS QUE FALAR DISSO NAS ORGANIZAÇÕES
A Aberje foi uma das primeiras entidades empresariais a se debruçar sobre a questão das fake news. Em 2018, realizou a pesquisa “Fake News: Desafios das Organizações” para identificar como as empresas tratavam o tema. De início, descobriu-se que 85% das organizações estavam bastante preocupadas com as campanhas de desinformação e seus efeitos.
Com o recente crescimento do fenômeno das fake news, o resultado é que as organizações hoje se sentem naturalmente mais ameaçadas por agressões internas ou externas à marca.
Além disso, o custo das fake news para a sociedade são muito altos (inclusive para o setor empresarial). Um estudo da Universidade de Baltimore nos Estados Unidos mostra que as notícias falsas somam um prejuízo de US$ 78 bilhões por ano em todo o mundo.
Foi por essa razão que o LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – decidiu eleger o tema como uma das prioridades do setor e lançar um movimento formal de combate às fake news.
A ideia é que, ao tornar as organizações mais
imunes a notícias falsas, a sociedade como um todo
se torne igualmente mais imunizada
Ações da Aliança Aberje de Combate às Fake News
LINHA DO TEMPO
2024
15_05
Fake Alert, newsletter mensal da Aliança, ganha edição especial sobre desinformação no Rio Grande do Sul.
14_05
Aliança publica video para tratar das fake news acerca da tragédia no Rio Grande do Sul, bem como sobre dicas para se proteger de desinformação e golpes.
10_05
Representando a Aliança, Victor Pereira, gerente de relações institucionais da Aberje, participa do painel “Organizações como locus de educação midiática: compromisso de cidadania”, no XVIII Congresso Abrapcorp, em Curitiba, Paraná.
2023
07_11
Luiz Chinan, da Aliança, é palestrante durante a última reunião virtual do Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa que decidiu abordar o tema da desinformação no ambiente organizacional. Tatiana Dourado, secretária-executiva da Sala de Articulação contra a Desinformação (SAD), também participa.
10_08
Conselho Consultivo da Aberje discute “O PL das fake news no contexto das relações governamentais” durante reunião semestral, com aporte de conteúdo do gestor de conteúdo, Luiz Chinan, e Carlos Parente, conselheiro da Aberje.
03_08
Aliança Aberje de Combate às Fake News, representada por Luiz Chinan, participa evento “PL 2630 – Os reais efeitos no mercado digital”, com Marcelo Lacerda, diretor de Relações Governamentais do Google Brasil, Wesley Pinheiro, professor da Faculdade Cásper Líbero, e o deputado federal Orlando Silva, à época relator do PL 2630, no auditório da Fundação Cásper Líbero
26_04
Em nota oficial, Aberje manifesta-se sobre o Projeto de Lei das Fake News, em sintonia com as principais entidades jornalísticas.
13_04
Aliança participa do webinar “A Importância do Uso de Dados no Monitoramento de Mídia” promovido pela LexisNexis, empresa associada da Aberje.
10_01
Vivest, entidade de previdência complementar, promoveu discussão online para 200 funcionários com a participação de Luiz Chinan, gestor de conteúdo da Aliança, e Walter Mendes, diretor-presidente da Funcesp.
2022
10_10
Webinar para apresentar a pesquisa “Fake News: Desafios das Organizações”, elaborada pela Aberje, com participação de Pâmela Vaiano, do Itaú, Sérgio Fausto, do Instituto FHC, Felipe Grandin, da agência de checagem “Fato ou Fake”, e Luiz Chinan, da Aliança, como mediador.
06_10
Revista Veja publica pesquisa realizada pela Aberje sobre desinformação.
12_05
Sob o título “Fake News: Experiências e ensinamentos da área da Saúde para a Comunicação Corporativa”, a Aberje promoveu a primeira edição do Lab de Comunicação para a Saúde. O encontroi foi mediado por Luiz Chinan, Gestor de Conteúdo da Aliança, e contou com as presenças de Ricardo Castellani, Gerente de Comunicação na Novo Nordisk; Natalia Cuminale, CEO e Diretora de Conteúdo do Futuro da Saúde; e Camila Damato, Gerente de Comunicação Externa e Institucional da Pfizer Brasil.
12_08
Luiz Chinan, curador de conteúdo da Aliança Aberje de Combate às Fake News, foi entrevistado pelo Vivecast, podcast da associada Vivest que discute saúde, bem-estar e finanças.
10_08
Distribuição do “Dossiê Desinformação” via Aberje Thinks. O intuito do dossiê é auxiliar empresas na conscientização sobre o tema e ressaltar o papel das organizações para a criação de um ambiente mais saudável de comunicação na sociedade.
12_04
O curador Luiz Chinan representa a Aberje em evento da Câmara Espanhola. Na ocasião, Chinan falou exclusivamente para os membros do Comitê da Câmara sobre os motivos pelos quais as organizações devem se preocupar com a questão das fake news.
2021
19_02
Em reunião interna, LiderCom discute sobre o problema da desinformação e a contribuição do meio empresarial para o combate às fake news.
18_03
Aberje apresenta a iniciativa ao grupo e LiderCom aprova o projeto.
03_05
Participação no evento Diálogos da Quarentena, da farmacêutica Abbvie, que aborda a questão das fake news.
04_05
Lançamento oficial da Aliança Aberje de Combate às Fake News, com envio do selo #JuntosContraFakeNews e materiais de apoio para as empresas aderidas.
05_05
Publicação do artigo “Aliança empresarial contra fake news“, de Paulo Nassar e Hamilton Santos, diretores da Aberje, no jornal Folha de S. Paulo.
10_05
Distribuição de folder institucional da Aliança Aberje a todos associados.
19_05
Apresentação do projeto Aliança Aberje para alunos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP, na disciplina Estudo de Casos e Laboratório do Design Tecnológico em Ambientes Inteligentes, da professora Pollyana Ferrari.
24_05
Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil convida Aberje para apresentar o projeto.
18_06
Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil adere oficialmente à Aliança Aberje.
12_07
Aliança Aberje lança Manual Prático para Lidar com a Desinformação nas Empresas, um guia elaborado para ajudar as organizações a enfrentarem a questão das fake news no ambiente corporativo.
10_08
Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP) respalda iniciativa com publicação de artigo assinado pela Aberje no site Democracia Digital.
25_08
Intel convida Aberje para palestra na Intel Oxygen, evento interno aos colaboradores da empresa.
26_08
Lançamento da newsletter mensal Fake News Alert, com conteúdos diversos sobre a questão de fake news no Brasil e no mundo.
30_08
Enquete realizada pela Aberje com lideranças de comunicação mostram que 75% das organizações consultadas já foram ameaçadas por fake news.
01_09
Projeto Draft colabora com a iniciativa, com publicação do artigo “Não é só a democracia que está em risco: como evitar que as fake news detonem uma crise empresarial?”, por Luiz Chinan, líder do projeto.
ALIANÇA NA MÍDIA
Confira alguns destaques na mídia sobre a Aliança Aberje
de Combate às Fake News
- 12/05/2021
jornal folha de SP - 19/07/2021
Propmark - 20/07/2021
O Povo - 21/07/2021
Jornal Empresas e Negócios - 25/07/2021
IstoÉ - 25/07/2021
Folha de Pernambuco - 25/07/2021
Diário de Pernambuco - 25/07/2021
UOL - 25/07/2021
Yahoo - 18/07/2021
Exame Invest - 22/05/2021
Exame
+ 200 menções na imprensa nacional e regional
REFERÊNCIAS
Notícias, artigos e materiais de referência sobre fake news
e sobre a Aliança Aberje
Democracia & Comunicação artigo Fake news: a bússola quebrada nas mãos do hipócrita interior Daniela Grelin
artigo Fato ou fake? Luciana Coen
artigo Aliança empresarial contra fake news Paulo Nassar
artigo O papel do Relacionamento com Imprensa e influenciadores na Era das Fake News Carolina Prado
COMBATE FAKE NEWS Aberje lança manual para as empresas enfrentarem fake news podcast FalAção FalAção #70 – Comunicação, Democracia e Verdade Factual, com Eugênio Bucci eugênio bucci
COMO PARTICIPAR
As empresas associadas à Aberje que quiserem participar da “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação” podem entrar em contato com os responsáveis da iniciativa.