Aliança Aberje de Combate às Fake News lança newsletter mensal
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/70834/News_Alianca-Fake-News-470x300.png)
Relatório gratuito irá trazer uma série de conteúdos sobre desinformação
Esta semana, a Aliança Aberje de Combate às Fake News – primeira iniciativa coletiva do setor empresarial para o combate à desinformação no país, surgida no LiderCom, grupo que reúne as lideranças de comunicação empresarial – lança uma newsletter mensal que traz informações sobre fake news no Brasil e no mundo. São conteúdos sobre desinformação que podem impactar os negócios, especialmente aquelas que ameaçam pautas como sustentabilidade, diversidade e democracia.
Nesta primeira edição, a seção Radar mostra o que vem por aí de ameaças informativas para as empresas, em Mural, algumas das principais fake news checadas no período que envolvem marcas e instituições, como a questão das mudanças climáticas ou o voto auditável impresso, por exemplo.
A seção Fakenômetro traz o monitoramento do volume de desinformação com gráficos classificados por marcas, área e gravidade da notícia. A news também traz nuvens de palavras de notícias verdadeiras e falsas e dicas sobre como proceder para evitar que a empresa seja envolvida em fake news.
* O relatório é gratuito e qualquer pessoa pode assinar para recebê-lo mensalmente.
Sobre a Aliança
Denominada “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação”, o objetivo, em um primeiro momento, é resolver uma das principais condições que fazem prosperar as notícias falsas na sociedade: a educação midiática. A iniciativa é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê compromissos com o não-partidarismo, com as fontes, com a prestação de contas, com a transparência e com a honestidade. Nas redes sociais, a hashtag da Aliança é #JuntosContraFakeNews.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
- Evento da Page Society debate panorama geopolítico da América Latina
- LiderCom realiza reunião de benchmark sobre construção de marca corporativa
- Aberje recebe Jornada Galápagos de Jornalismo 2024
- Inscrições prorrogadas até 2 de agosto: Prêmio Aberje 2024 chega à 50ª edição
ARTIGOS E COLUNAS
Leandro Bianchi O papel dos podcasts na formação da imagem da marca no cenário digitalCarlos Parente Das redes sociais ao advocacy: a pseudo justiça a serviço da vingançaPaulo Nassar Memórias e História Empresarial: entre o efêmero e o pereneElizeo Karkoski Há luz (e muitas oportunidades) no fim do workplaceDavid Grinberg O papel do silêncio e do humor na gestão da reputação