Aliança Aberje de Combate às Fake News lança newsletter mensal
Relatório gratuito irá trazer uma série de conteúdos sobre desinformação
Esta semana, a Aliança Aberje de Combate às Fake News – primeira iniciativa coletiva do setor empresarial para o combate à desinformação no país, surgida no LiderCom, grupo que reúne as lideranças de comunicação empresarial – lança uma newsletter mensal que traz informações sobre fake news no Brasil e no mundo. São conteúdos sobre desinformação que podem impactar os negócios, especialmente aquelas que ameaçam pautas como sustentabilidade, diversidade e democracia.
Nesta primeira edição, a seção Radar mostra o que vem por aí de ameaças informativas para as empresas, em Mural, algumas das principais fake news checadas no período que envolvem marcas e instituições, como a questão das mudanças climáticas ou o voto auditável impresso, por exemplo.
A seção Fakenômetro traz o monitoramento do volume de desinformação com gráficos classificados por marcas, área e gravidade da notícia. A news também traz nuvens de palavras de notícias verdadeiras e falsas e dicas sobre como proceder para evitar que a empresa seja envolvida em fake news.
* O relatório é gratuito e qualquer pessoa pode assinar para recebê-lo mensalmente.
Sobre a Aliança
Denominada “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação”, o objetivo, em um primeiro momento, é resolver uma das principais condições que fazem prosperar as notícias falsas na sociedade: a educação midiática. A iniciativa é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê compromissos com o não-partidarismo, com as fontes, com a prestação de contas, com a transparência e com a honestidade. Nas redes sociais, a hashtag da Aliança é #JuntosContraFakeNews.
Destaques
- Diretor do capítulo Rio da Aberje estreia coluna no Monitor Mercantil
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025