Ajinomoto do Brasil lança a primeira Universidade Tecnológica do Grupo para capacitar colaboradores
A Ajinomoto do Brasil, referência na produção de aminoácidos e proprietária de marcas renomadas como SAZÓN®, MID® e VONO®, está dando um passo importante no desenvolvimento de seus colaboradores ao lançar a primeira Universidade Tecnológica Ajinomoto (UTA) do Grupo Ajinomoto. A inauguração será na fábrica da empresa localizada em Limeira (SP) e contará com a presença do presidente Shigeo Nakamura e de diretores da companhia.
A universidade será um espaço dedicado ao aprimoramento do conhecimento e das habilidades dos colaboradores da companhia, com foco em novas tecnologias que impulsionam a transformação digital da empresa e da sociedade. O curso de capacitação será realizado em formato híbrido, com salas de aula interativas, e contará com um corpo docente de 13 professores altamente capacitados, todos profissionais da Ajinomoto do Brasil, com formações diversas.
A primeira turma da UTA será formada por 30 colaboradores, que terão a oportunidade de desenvolver suas carreiras profissionais por meio de uma jornada de aprendizado dividida em disciplinas tecnológicas e culturais. Além disso, os alunos terão acesso a uma plataforma online da Universidade, para ampliar o conhecimento de forma prática e didática.
“A criação da primeira Universidade Tecnológica do Grupo Ajinomoto reforça nosso compromisso com a inovação e a excelência em todas as áreas de nossos negócios. Queremos oferecer aos colaboradores um ambiente de aprendizado moderno e avançado. Isso também potencializará a geração de valor compartilhado entre a companhia e os colaboradores, fortalecendo a capacitação e o empoderamento das equipes para cada membro ser um grande agente de transformação da organização”, afirma o diretor executivo da Ajinomoto do Brasil, João Carlos Castello.
O curso de capacitação da UTA seguirá o sistema de ensino conhecido como andragogia, jornada educacional voltada para o aprendizado de adultos, em que o professor é um facilitador, estimulando os alunos a participarem ativamente de seu próprio processo de aprendizagem. “Nas disciplinas técnicas, serão utilizadas metodologias de troubleshooting, que auxilia na identificação de problemas e soluções, além de ferramentas de análise de dados, incluindo uma exclusiva da Ajinomoto do Brasil, chamada Sistema de Controle de Processos (SCP)”, explica o executivo.
O SPC é um sistema que funciona em tablets para digitalização de dados, processos e materiais. Já nas disciplinas culturais, João Carlos ressalta que serão abordadas três disciplinas relevantes no mundo corporativo, como Propósito e Cultura Organizacional, Mindset Ágil e Liderança Ágil.
Certificação
O curso de capacitação será considerado horas de trabalho realizadas, com o limite máximo de 24 horas-aula semanais. Além disso, as aulas poderão durar até quatro meses, dependendo da função do colaborador. Segundo João Carlos, após o final do curso, o aluno será desafiado a aplicar o conhecimento adquirido em um projeto de conclusão relacionado à sua área de atuação. Posteriormente, receberá o certificado de formação na Universidade Tecnológica Ajinomoto (UTA).
“Durante um período de seis meses, os alunos irão desenvolver um projeto de conclusão de curso, orientados pelos facilitadores. Após a conclusão, irão liderar o projeto dentro de suas áreas, buscando promover melhorias na companhia. Olhamos para a transformação dos nossos colaboradores, para a nova cultura do trabalho, como o modelo híbrido, e sobretudo para os nossos consumidores”, finaliza o diretor executivo da Ajinomoto do Brasil.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov