Ajinomoto do Brasil amplia departamento de sustentabilidade com equipe multifuncional
A Ajinomoto do Brasil, referência em aminoácidos e proprietária de marcas renomadas como SAZÓN®, MID® e VONO®, acaba de ampliar seu departamento de sustentabilidade com a formação de uma equipe multifuncional composta por colaboradores de diferentes cargos, das quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo (Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras) e do escritório sediado na capital.
Globalmente, a empresa instituiu um Conselho Consultivo de Sustentabilidade, subordinado ao Conselho de Administração, e Comitês de Sustentabilidade locais, como o da filial brasileira, subordinados ao Comitê Executivo.
A área ampliada irá formular a estratégia de sustentabilidade e iniciativas relacionadas que incluem nutrição, meio ambiente e sociedade, promovendo, assim, esforços integrados para apoiar o crescimento dos negócios de forma sustentável, fortalecendo também o monitoramento e a otimização dos recursos utilizados pela companhia.
“A ampliação do departamento de sustentabilidade reflete nosso compromisso com a gestão responsável do nosso negócio. Com a equipe multidisciplinar e cada colaborador dedicando uma carga horária específica ao setor, acreditamos que este é o melhor caminho para alcançar nossas metas de ESG, contribuindo para um futuro mais sustentável. Reforçamos que a circularidade é um conceito que já faz parte do DNA da empresa e somos certificados pela ISO 14001 há muitos anos”, afirma a gerente de área sênior de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil, Janaína Padoveze.
Compromisso com o futuro
Entre as responsabilidades da companhia com a agenda ESG, destaca-se a redução de mais de 50% das emissões de gases de efeito estufa até 2030, e uma das principais ações para que isso aconteça é a substituição de caldeiras a gás natural por caldeiras a biomassa.
A empresa iniciou sua conversão do uso do combustível fóssil para o combustível renovável em 1996, quando fechou parceria para o fornecimento de vapor de biomassa em sua unidade de Valparaíso. Em 2012, foi implantada uma moenda de cana-de-açúcar e instalada uma cadeira de biomassa para suprir a matéria-prima principal e o vapor de fonte renovável em sua unidade de Laranjal Paulista. Já em 2016, foi implantada uma caldeira de biomassa em sua unidade de Limeira para integrar esse processo de transformação. Em 2022, a Ajinomoto do Brasil deixou de emitir mais de 130 mil toneladas de CO₂ na atmosfera devido ao uso de vapor proveniente da biomassa. Com relação à energia, a meta é alcançar 100% do uso de energia proveniente de fontes renováveis, o que já está muito próximo de se concretizar.
“Até 2030, queremos ter 100% da cadeia de suprimentos sustentáveis para as matérias-primas de maior impacto ambiental, como o papel, óleo de palma e açúcar. E, ainda, desde 2020 buscamos reduzir o uso de plástico na fabricação dos produtos e estamos empenhados em substituir 100% das embalagens por recicláveis até 2030”, aponta Janaína.
Projeto Zero
Integrando o compromisso no cumprimento da meta de zero resíduos plásticos até 2030, a empresa vem trabalhando no Projeto Zero, que colabora com a diminuição do uso de plásticos em embalagens de temperos, refrescos e sopas.
A marca SAZÓN® foi a pioneira e já apresentou redução de plástico no ano fiscal de 2022 por meio da diminuição da espessura das embalagens. “Nosso objetivo é que 100% do plástico utilizado para a fabricação dos produtos seja reciclável. Em 2023, prevemos a redução de mais 425 toneladas do material”, afirma Padoveze, que reforça ainda que a companhia já iniciou estudos para substituir as embalagens que hoje são consideradas não recicláveis.
Mais nutrição, menos desperdício
Para as metas voltadas ao social, a Ajinomoto do Brasil vem investindo na renovação de seu portfólio de produtos, atendendo às tendências de consumo verificadas entre seus consumidores, clientes e colaboradores. Por exemplo, a ampliação de produtos com redução de sódio, inserindo o conceito de alto valor nutricional em projetos de desenvolvimento de produto e reforçando o propósito da companhia em contribuir com a alimentação equilibrada dos brasileiros.
Na frente de redução do desperdício de alimentos, a empresa tem como meta reduzir mais de 50% de suas perdas até 2030 com relação ao ano de 2018 e tem trabalhado para a redução dos números com ações internas e parcerias, como, por exemplo, com a Ambipar. “Nós temos um programa de excelência operacional que trabalha na redução de perdas de forma contínua. E para as perdas ainda existentes, contamos com a parceria com a Ambipar, responsável pela logística e valorização de nossos resíduos industriais”, destaca Janaína.
Na Ambipar, os resíduos orgânicos provenientes de perdas da fábrica são valorizados para a fabricação de ração animal, compostagem e/ou fabricação de álcool, reduzindo assim o desperdício de alimentos, e garantindo desta forma que os resíduos industriais da Ajinomoto do Brasil não sejam enviados para aterros sanitários, conforme os conceitos da Economia Circular.
Desde 2021, a empresa também promove treinamentos sobre nutrição para os colaboradores, além de fornecer refeições equilibradas. “Fornecemos educação nutricional por meio do Programa ‘Alimentação para Vencer – Kachimeshi®’, desenvolvido pelo Grupo Ajinomoto. O conceito Kachimeshi® incentiva a alimentação equilibrada e saborosa, combinando grupos alimentares e nutrientes necessários para a rotina alimentar”, finaliza Janaína Padoveze, gerente de área sênior de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil.
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