17 de novembro de 2021

Ajinomoto do Brasil: 65 anos unindo tradição e inovação

Líder mundial na produção de aminoácidos, empresa celebra aniversário promovendo transformações operacionais nas fábricas e em áreas de negócios

Ajinomoto, líder mundial na produção de aminoácidos que contribuem com a saúde e o bem-estar das pessoas, celebra 65 anos no Brasil. Terceira unidade mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos, a Ajinomoto do Brasil está alinhada à visão do Grupo de contribuir com soluções para as questões relativas à alimentação e ao bem-estar dos consumidores, oferecendo, além de seus produtos de varejo, insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios.

Por meio de pesquisas e investimentos contínuos em novas tecnologias, automação e análise de dados, a filial brasileira comemora seu aniversário com uma importante contribuição para a transformação digital na indústria de alimentos, promovendo ações como a implementação do uso de robôs colaborativos em suas operações. Parte da primeira etapa do projeto global DX, os robôs (também chamados de cobots) lembram braços mecânicos e auxiliam em tarefas de maior precisão, garantindo força e agilidade. A implementação dos aparelhos, que são operados por pessoas, já resultou em melhorias nas linhas de produção das fábricas da empresa no país – por exemplo, na unidade de Limeira, onde a produtividade registrou um aumento de 70%.  “De 2019 para 2020, nossos investimentos relacionados à informatização e à robotização nas plantas aumentaram seis vezes”, afirma o presidente da Ajinomoto do Brasil, Tatsuya Sasaki, que reforça ainda a expectativa de incorporar outros recursos em um futuro próximo, como armazém automatizado e empilhadeiras autônomas, que dispensam o controle de motoristas.

“A tecnologia para a indústria de alimentos é fundamental para auxiliar no entendimento das necessidades do cliente, aumentar a velocidade do desenvolvimento de produtos, a eficiência do processo de produção e, principalmente, reduzir o impacto ambiental. E é exatamente isso que buscamos com a implementação do projeto”, reforça o executivo.

Segundo o presidente da companhia no Brasil, o processo de digitalização já deixou uma certeza incontestável: a importância das pessoas em todas as etapas. “A digitalização é uma ferramenta para atingir os objetivos e não o objetivo em si. E ela não é o mais importante, as pessoas e os talentos que sempre serão. A transformação digital possibilita mudanças na forma de se trabalhar e abre possibilidades para novos modelos de negócios”, pontua.

 

AJINOLAB

Alinhada às tendências do setor de alimentos, a Ajinomoto do Brasil promove desde 2019 o AjinoLab, programa interno que conecta a empresa a startups, com o objetivo de encontrar soluções para processos que envolvem desde as linhas de produção nas fábricas, instaladas no interior de São Paulo, até análises de dados no departamento de marketing. Desde a criação, 14 startups já participaram e contribuíram de alguma forma para melhorias de processos ou tecnologias.

Entre as iniciativas de destaque estão as parcerias com a IZ Pay e Mangos, duas plataformas de varejo inteligente com sistema de cashback, que reembolsa consumidores com parte dos valores gastos. Consolidando sua presença no e-commerce com a venda de produtos como temperos SAZÓN®, refrescos MID® e sopas VONO®, a empresa já devolveu para os consumidores mais de R$ 1 milhão em produtos, alcançando um retorno de investimento (ROI) 4,5 vezes superior ao valor do aporte inicial. “Nossos clientes obtém o benefício do cashback e nós conseguimos obter informações e dados sobre como eles realizam suas compras. Analisar esses dados nos possibilita fazer descobertas extraordinárias, não somente em relação aos nossos produtos, mas também na forma com que esses consumidores buscam e adquirem as mercadorias”, destaca o presidente da Ajinomoto do Brasil, Tatsuya Sasaki.

A parceria com startups também permite que a Ajinomoto do Brasil reforce valores importantes para os consumidores, como no caso da marca SAZÓN®. Conhecida como “marca do amor” pelos brasileiros, SAZÓN® iniciou recentemente uma parceria com a Comida Invisível, uma startup social reconhecida mundialmente pela ONU que tem como foco a redução do desperdício e da má distribuição de alimentos, criando uma conexão entre quem quer doar e ONGs necessitadas, por meio de uma plataforma digital. Com a parceria, SAZÓN® vem doando duas toneladas de alimentos todos os meses para ONGs de diversos estados do Brasil, convidando também os consumidores a conhecerem mais sobre a plataforma e ajudar com doações ou redução do desperdício. “No primeiro mês da campanha, SAZÓN® e Comida Invisível já ajudaram 10 mil pessoas em vulnerabilidade social, além de evitar que três toneladas de CO2 fossem emitidas por alimentos que iriam para o lixo”, reforça Sasaki.

Outra iniciativa de destaque é a parceria com a Coletando Soluções, fintech que gera renda extra para moradores de comunidades a partir de embalagens descartadas de produtos. “Nós já temos uma tonelada de embalagens da Ajinomoto do Brasil recicladas. É uma iniciativa que ajuda famílias em situação de vulnerabilidade social ao mesmo tempo que estimula a economia circular, contribuindo com processos sustentáveis, desde a produção nas fábricas até o consumidor final, que faz o descarte adequado de resíduos”, explica o executivo.

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