04 de junho de 2024

Afya é a mais nova associada da Aberje

Maior hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil inaugura área dedicada à Relações Públicas sob liderança da jornalista Daniela Bertocchi

A jornalista Daniela Bertocchi, com passagens por Nubank, Alice e 99, ingressou na Afya no final de 2023 para liderar a Diretoria de Comunicação da empresa, setor considerado estratégico para a construção da reputação da marca. A área, que reporta à Vice-Presidência de Marketing e Sustentabilidade, liderada por Stella Brant, engloba Relações Públicas, Assuntos Públicos (Public Affairs) e Comunicação Institucional.

Bertocchi destaca que a IA já é uma realidade nas práticas de comunicação e relações públicas da empresa, melhorando a eficiência e oferecendo insights mais profundos sobre tópicos diversos, complementando o discernimento humano. No entanto, ela observa que a gestão da reputação e das crises apresenta desafios. “A IA contribui para a identificação precoce de crises e auxilia na elaboração de estratégias de resposta. Porém, também pode ser a fonte de problemas, através de deep fakes e disseminação de notícias falsas, distorcendo a verdade e manipulando percepções públicas”, esclarece.

Para a jornalista, os profissionais de comunicação atualmente se beneficiam de recursos que automatizam e aprimoram tanto a escrita quanto a edição de conteúdos. “Essas ferramentas otimizam a elaboração de  press releases, comunicados de imprensa e a distribuição de postagens em mídias sociais, adaptando-as de forma personalizada e em grande escala. Ferramentas de análise de audiência baseadas em IA aprofundam a compreensão das demografias e realizam análises de sentimentos, além de promoverem a aplicação de análises preditivas.”

“Hoje, o papel dos comunicadores torna-se mais crítico do que nunca, evidenciando sua relevância incontestável no cenário atual. Empresas que valorizam sua reputação não podem prescindir desses profissionais. A comunicação corporativa é essencial para preservar a reputação e utilizar a tecnologia de forma ética na era da desinformação, policrises e polarização de opiniões, construindo diálogos e relacionamentos sólidos e transparentes”, conclui.

Transformando a saúde com os médicos

Afya é hoje o maior hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil e única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira. Para se ter uma ideia,1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina hoje utilizam pelo menos uma solução da Afya no país.

O grupo reúne 32 Instituições de Ensino Superior espalhadas pelas 5 regiões do país, sendo 30 delas com cursos de medicina, e 16 unidades de pós-graduação médica. Atualmente, são 3.203  vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Com o médico no centro do negócio,  o grupo é pioneiro na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. Todos os meses, mais de 300 mil profissionais e estudantes de medicina do país utilizam pelo menos uma solução do portfólio da Afya, que inclui Afya Whitebook, solução de apoio à decisão clínica; Afya iClinic, ferramenta para gestão de clínicas e consultórios, que inclui plataforma para telemedicina e prescrição eletrônica; Afya Papers, curso preparatório para prova de título, entre outros.

A Afya foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em 2019, e, neste ano, foi reconhecida pela Revista TIME como a terceira EdTech mais influente do mundo. O jornal Valor Econômico também reconheceu a Afya como a empresa de educação mais inovadora do Brasil, no prêmio “Valor Inovação” (2023), como melhor empresa de educação no “Valor 1000” (2023) e Virgílio Gibbon, CEO da Afya, como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023).

  • COMPARTILHAR: