22 de junho de 2023

Afterwards traz destaques do Aberje Trends 2023: comunicação estratégica, liderança e influenciadores

Comunicadores repercutiram as tendências da comunicação abordadas durante a 7ª edição do tradicional evento organizado pela Aberje

O Afterwards Aberje Trends – evento que dá continuidade ao tradicional Aberje Trends – reuniu comunicadores no dia 22 de junho. O painel digital contou com a participação de Philipe Deschamps, gerente de Cultura e Comunicação Corporativa da State Grid Brazil; Ilane Saraiva, gerente de Comunicação Corporativa e Marca Empregadora da Localiza&CO e Regina Moura, diretora de Comunicação Corporativa, Digital e Eventos da Roche. O debate foi mediado por Lilian Gaino Dorighello, gerente de Comunicação Externa na Unilever Brasil. 

Lilian Dorighello

Na ocasião, Lilian Dorighello destacou que a mesa de CEOs – que abriu o evento realizado no Museu de Artes de São Paulo – MASP, no dia 19 de junho –, trouxe vários pontos que vão de fake news ao papel do CEO no contexto de demanda sobre as empresas na solução de questões sociais.

Ao falar sobre o posicionamento da liderança em redes sociais e frente à sociedade, Regina Moura evidenciou a fala do CEO da Natura, João Paulo Ferreira, de que uma empresa é hoje um ser político e que precisa saber se posicionar. “Quando o CEO se apropria das redes sociais, ele consegue representar a empresa da melhor forma. Se os líderes comunicadores souberem aproveitar esse espaço de forma comprometida, vão trazer o valor compartilhado tanto para a marca quanto para a sociedade”.

Ilane Saraiva

Para Ilane Saraiva, um dos pontos que chamou sua atenção no Aberje Trends foi a importância das ações preditivas, de se pautar pelos dados para que as empresas possam se antecipar a eventuais crises. Ao complementar, Philipe Deschamps comentou que durante todo o evento pode perceber o quanto a Comunicação é cada vez mais estratégica. “Os comunicadores estão ocupando papéis centrais dentro das organizações e a mesa dos CEOs foi nada mais do que um reflexo disso”, disse.

O papel da Comunicação Interna (CI) diante do modelo híbrido de trabalho, instaurado pelas empresas após a pandemia, também foi comentado pelos convidados do Afterwards. Para Regina, o atual modelo híbrido de trabalho traz ainda mais relevância para a CI. “Existem alguns desafios na CI como de que forma podemos diversificar os canais entendendo a vocação de cada um deles e como nós, comunicadores, dando espaço para a voz de todos dentro da companhia”, realçou. 

Na opinião de Ilane, o modelo híbrido mexe com duas frentes importantes que são condutoras de uma tomada de decisão de comunicação: a cultura e a estratégia da companhia. “É preciso fazer uma releitura disso e traduzir corretamente para o ambiente interno. A comunicação tem o papel de aprofundar e ter domínio do contexto e conhecer a estratégia do negócio. Não é mais possível replicar modelos de comunicação, é preciso olhar para dentro e ver o que faz sentido para a organização”.

Philipe Deschamps

Outro ponto destacado pelos participantes do Afterwards foi a questão dos influenciadores internos, colaboradores que hoje possuem voz ativa. Sobre isso, Deschamps comentou que, da mesma forma que cada empregado consegue transmitir mensagens positivas da empresa, também pode fazer o contrário. “É importante que a área de comunicação tenha um olhar atento para perceber se os seus funcionários compactuam dos mesmos valores da empresa”.

Fazer a gestão desses influenciadores internos para que seus valores estejam alinhados aos valores das organizações é um dos desafios enfrentados atualmente pelas lideranças corporativas. “Uma das maneiras de ajudar esses embaixadores das marcas a utilizarem a mídia social da melhor forma é criar um ambiente propício para que isso aconteça, criando conversas e instaurando uma cultura de valores convergentes entre empresa e empregado”, ponderou Regina.

Regina Moura

“A narrativa é única para no ambiente interno e no externo e o influenciador vai beber de fontes de diferentes canais então precisamos ser muito coerentes na narrativa. Ele deve ter sua espontaneidade e temos que dar essa autonomia aos nossos influenciadores”, complementou Ilane.

Para além dos influenciadores, temas sobre Diversidade & Inclusão também foram debatidos durante o Aberje Trends. “Rachel Maia frisou lá no evento uma resolução da CVM em que a diversidade não é mais uma opção para as organizações e sim uma obrigação. O painel foi fantástico!”, lembrou Deschamps. “As empresas são um reflexo da sociedade. Todas essas políticas inclusivas mostram como evoluímos nos últimos dez anos”.

Assista à live na íntegra:

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