Adriana Costa é a nova Diretora Geral da Siemens Healthineers no Brasil
Executiva chega na companhia com a proposta de implementar uma gestão cada vez mais humanizada, inclusiva, focada em inovação contínua através de colaboração com clientes e parceiros
A Siemens Healthineers tem uma mulher à frente da companhia no Brasil. Adriana Costa tem mais de duas décadas de experiência em posições de liderança no Brasil e na América Latina, com atuação nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Comercial. No setor de Cuidados da Saúde e Industrial, acumula experiências em organizações como Johnson & Johnson, General Electric e GlaxoSmithkline.
Pós-graduada em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com MBA em Negócios pela Fundação Dom Cabral, Adriana tem como propósito conectar a estratégia global de pioneirismo nos avanços de cuidado da saúde, acelerando a transformação do mercado de saúde no Brasil, através de uma gestão humanizada e colaborativa.
“Acredito na potência da co-criação entre os diversos agentes do mercado de saúde, para encontrarmos soluções que visam maior eficiência para toda cadeia e melhores resultados aos pacientes”.
De acordo com Guilherme Marques, presidente da Siemens Healthineers para América Latina, a gestão de Adriana terá como foco “a construção de propostas de valor, que visam a expansão do acesso à medicina de precisão, a aceleração da jornada digital e a transformação dos cuidados com a saúde para o aprimoramento da experiência do paciente”. Nesse sentido, a nova diretora enfatiza o seu compromisso com a gestão e os resultados à frente da companhia.
“Acreditamos na construção de uma medicina tecnologicamente mais ágil e avançada. Nesse sentido, atuaremos para que as doenças sejam diagnosticadas com cada vez mais precisão e para que as terapias e o atendimento sejam adaptados a cada indivíduo, transformando os cuidados da saúde e melhorando a experiência dos pacientes. A digitalização avançada de dados — analisados por inteligência artificial — simplifica processos e reduz custos, sem sacrificar os resultados. Por isso o nosso compromisso em desenvolver inovações digitais contínuas”.
Adriana atua fortemente na aceleração da diversidade, equidade e inclusão, tendo verdadeira paixão e responsabilidade sobre o tema. “Além dos meus valores e minha experiência de vida estarem conectados a este propósito, acredito que a diversidade e inclusão são princípios fundamentais para o bom desempenho e sustentabilidade de uma organização, onde as pessoas possam ser elas mesmas e, assim, terem todas as condições de atingirem o máximo de seu potencial. Nós como líderes, somos pontes essenciais para reduzir a disparidade e desigualdade que vivemos, transformando discursos em ações práticas”. A executiva é conselheira e mentora tanto de profissionais quanto de startups voltadas a esses propósitos.
A carreira de Adriana é repleta de conquistas no mundo corporativo. Ela ocupou posições chave em grandes companhias como General Electric, GSK e Perrigo. Além disso, liderou por quase cinco anos a Unidade de Negócio de Ortopedia na Johnson & Johnson MedTech, onde acelerou a jornada digital e de inovação no segmento, além da transformação da melhor experiência dos pacientes. Ainda na J&J, Adriana foi presidente da Fundação Robert Wood Johnson voltada à educação de profissionais de saúde e líder ativa do WLI – Women Leadership Inclusion no Brasil e América Latina.
A executiva é reconhecida no mundo corporativo tanto por seu estilo de gestão intensamente colaborativa como também pela dedicação em levar inovação contínua. “Acredito no empoderamento dos times e valorização de seus potenciais para, assim, colaborar com o desenvolvimento de líderes do futuro”.
Para além de seu sucesso no mundo corporativo, Adriana Costa é mãe de João Pedro e Vitor, casada com Valter e praticante de atividades que visam seu equilíbrio mental e físico, como corrida e hot yoga.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?