Abiquim reconhece pesquisas e projetos inovadores em prêmio
A Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim, entidade associada da Aberje, realizou na 22ª edição do ENAIQ – Encontro Anual da Indústria Química, a premiação dos vencedores do 16º Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia nas categorias: Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups), Empresa e Pesquisador.
Na categoria Pesquisador, o prêmio foi entregue pelo Presidente Michel Temer aos professores doutores Luzia Valentina Modolo e Ângelo de Fátima da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo trabalho “Desenvolvimento de Fertilizantes à Base de Ureia com Eficiência Aumentada”. Os professores desenvolveram novos inibidores de urease, enzima que converte ureia em amônia e ácido carbônico, e permitirá a conservação e manutenção da qualidade e saúde do solo usado em plantações.
Na categoria Empresa, o prêmio foi concedido à Oxiteno, empresa associada da Aberje, pelo projeto “Desenvolvimento de fase contínua para fluidos de perfuração de baixa toxicidade e alta biodegradabilidade”. A inovação proposta atua no sentido de minimizar riscos de vazamento nas perfurações em alto mar, pois caso ocorra, o produto causará pouco impacto e não será persistente no meio ambiente, uma vez que apresenta baixa toxicidade e elevada biodegradabilidade, bem como atende às demais classificações de risco adequadas ao tipo de manuseio a que se destina na indústria de petróleo.
Na categoria Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups), o prêmio foi concedido à Wier Tecnologia Plasma Frio e Ozônio, pelo trabalho “Inovadora Tecnologia Verde para o Real Tratamento de Efluentes”, cujo objetivo é contribuir com o meio ambiente por meio do tratamento de efluentes usando a tecnologia de plasma frio, que tem como benefícios a redução de custo de ao menos 60%, o atendimento às leis ambientais nacionais e internacionais e o reuso da água tratada.
O 22º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ) foi realizado pela Abiquim em dezembro em São Paulo. O evento teve patrocínio das associadas da Aberje Basf, Dow, Braskem, Oxiteno, Rhodia Solvay, Unipar, Ultracargo e White Martins e também de Birla Carbon, Cesari, Clariant, Deten Química, Du Pont, Elekeiroz, Ingevity, Innova, Nitro Química e Unigel.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país