Aberje Trends mostra como jornalista assumiu papel de influenciadora
A nova era de transição trouxe caminhos novos e amplos a serem explorados no empreendedorismo, inclusive para o jornalismo. A palestra “Tendências na carreira de comunicadores: Jornalismo de influência”, realizada durante o Aberje Trends, na terça-feira (25) da última semana, trouxe Letícia Vidica, apresentadora, escritora e colunista do site Mina Bem Estar. Ao longo do evento, que aconteceu no Teatro Bravos, em São Paulo, Vidica explicou como foi para ela o processo de transição entre a vaga CLT e o papel de “CEO do meu próprio arroba”, como ela definiu.
Com a saída do emprego na CNN, a jornalista decidiu se tornar uma empreendedora de Comunicação. Aos poucos, ela foi se estruturando e identificando espaços em que poderia atuar. “Hoje, sou uma influencer jornalista”, afirmou Vidica. “Faço jornalismo nas redes sociais, mantendo a credibilidade e a veracidade das informações”, continuou.
De acordo com Vidica, a mudança de emprego fez com que ela repensasse quem era a Letícia além do crachá, quando ela não era parte de uma organização maior, com uma função bem definida. Ao longo do tempo, Vidica identificou sua audiência e como atingi-la. Hoje ela utiliza diversas plataformas para alcançar seu público, sempre atenta aos princípios éticos que definem o bom jornalismo. A credibilidade é um componente chave para atingir o público – e mantê-lo engajado.
+Abertura
+O que é uma tendência e como trabalhar com ela?
+Tendências na gestão da reputação em tempos de mudanças sociais, políticas e tecnológicas
+CEOs em foco: Comunicação de impacto na era da transformação
+Mídia tradicional x Marketing de influência: Os limites da batalha pela audiência na era da inteligência artificial
+O desafio da comunicação interna na transição de mídias e gerações
+Fake news x Fact checking: A atualização da legislação na era da transição das mídias
+Governança e clima: Como a comunicação empresarial pode se engajar em temas como o G20 e COP30
+O que você precisa saber sobre mudanças climáticas no Brasil
Nesse processo, a descoberta de novas plataformas e o aprendizado constante foram ingredientes-chave para a jornalista empreendedora. A adoção de novas tecnologias e a busca por recursos como a IA, que facilitam o trabalho e permitem analisar métricas de desempenho, são soluções que facilitam a gestão de seu perfil no Instagram, que hoje reúne 33 mil seguidores.
“Se eu impactar uma pessoa, eu estou feliz”, concluiu Vidica.
A 8ª edição do Aberje Trends contou com o patrocínio de BASF, Bayer, ENGIE Brasil, Gerdau, Itaú Unibanco, LATAM Airlines, Arcos Dorados, Novo Nordisk e Stellantis; o apoio da CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs LAT.AM, P3K Comunicação e Tetra Pak; e media partner de InfoMoney e propmark.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática