Aberje Trends explora o uso de redes sociais e marketing de influência em gestão de crises
No cenário atual da comunicação, onde os consumidores desempenham também o papel de mídia, a inteligência de dados tem se mostrado uma poderosa aliada para empresas que desejam direcionar suas estratégias de comunicação de forma mais eficaz. Com o intuito de explorar as possibilidades do diálogo bidirecional com seus públicos e abordar a gestão de crises de imagem, foi realizado o painel “Influência, mídia e prevenção de crise: os desafios e riscos das marcas que querem inovar no relacionamento com o público”.
A mesa de discussão aconteceu durante a 7a edição do Aberje Trends 2023, no dia 19 de junho, no MASP, e teve mediação de Eduardo Vieira, sócio-líder de Marca, Comunicação e Assuntos Corporativos do SoftBank para a América Latina, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar cases de sucesso e estratégias inovadoras adotadas por suas respectivas empresas. Estavam presentes Cristiana Xavier de Brito, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Basf para América do Sul e presidente do Conselho Curador da Fundação Espaço Eco; Isabel Masagão, gerente de marketing e comunicação na Suzano; e Luciane Reis, diretora de Comunicação da Nutrien na América Latina.
Na ocasião, Cristiana frisou que as marcas geram conexão com os consumidores a partir de seus valores e causas. “Mas a empresa deve ser consistente nas suas atitudes e na sua fala. O marketing e a comunicação devem andar juntos e parcerias são fundamentais. A comunicação por si só não adianta, é preciso um diálogo aberto”, disse.
Diálogo e conexão que também devem existir no mundo do agro, de acordo com Luciane, da canadense Nutrien. “Falar sobre comunicação no agro é sempre um desafio por tratar-se de um setor reconhecido como altamente tradicional e conservador. É preciso inovar porque tem outras gerações chegando e temos que começar a nos comunicar de dentro para fora”, avaliou. “Mas como se conectar com nosso time que já está no campo? Então fizemos um concurso para criar uma rede de influenciadores para que nos ajudassem não só a engajar, mas que sejam esse elo de conexão”, completou.
Ao contar um pouco da jornada dos influenciadores da Suzano, Isabel compartilhou alguns aprendizados que tiveram ao implementar essa prática: a coerência de valores entre o influenciador e a marca; a importância de se investir em um briefing bem feito; a linguagem deve ser simples e compreensível; a coerência com a comunidade, respeitando o influenciador; ir além do óbvio e furar a bolha e ter a consciência de que nada é feito sozinho, dando valor às parcerias. “O mais importante foi buscar influenciadores que tivessem essa coerência com o nosso negócio, mesmo que estivessem em outros territórios”, ressaltou.
O evento foi realizado com o patrocínio da Bayer, Gerdau, Latam Airlines, Lexisnexis, Novo Nordisk, Stellanis, Toyota e Ypê, juntamente com o apoio da RM Consulting, Sabesp e Zozi, e media partner do Estadão.
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