Aberje patrocina e sedia encontro da Jornada Galápagos de Jornalismo 2023
A Aberje sediou, no dia 2 de agosto, um dos encontros da Jornada Galápagos de Jornalismo 2023 – curso gratuito de capacitação de comunicação para jovens jornalistas de todo o Brasil. Com o tema “As práticas de ESG na Comunicação”, a Jornada reuniu 30 jovens de 18 estados brasileiros para viver uma experiência única em São Paulo, com tudo pago, por 12 dias, nas sedes paulistanas de algumas das maiores empresas do país. As associadas Itaú, Boticário, Engie e Suzano também patrocinaram a iniciativa.
Na ocasião, o diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, destacou a comunicação corporativa como um caminho para jornalistas, apresentando dados e estrutura do setor, além das possibilidades de carreira na Comunicação Corporativa. “Vejo a jornada mais como um hub criativo, que pode ir além do jornalismo. A experiência tem mostrado que a Comunicação Corporativa, ao longo do tempo, vem sendo feita por jornalistas basicamente; mas isso está mudando.”
“As empresas estão procurando talentos para as suas áreas de comunicação, mas a exigência está cada vez maior. O mercado está competitivo e é preciso se preparar”, frisou Hamilton, elencando alguns dos requisitos como adaptabilidade às novas tecnologias; capacidade de mensuração e demonstração de retorno financeiro; criatividade e inovação; aprendizado contínuo; capacidade de lidar com a complexidade; planejamento estratégico; flexibilidade e adaptabilidade à mudanças; criação de conteúdos com dados; auto gestão e análise preditiva de tendências de mídia e opinião.
“A comunicação corporativa não é jornalismo, no sentido de imprensa como instituição, pois o que define a imprensa como instituição, um dos pilares da democracia, é a ligação umbilical que ela tem com o interesse público, o que é diferente de fazer conteúdo para uma empresa”, argumentou o executivo.
Hamilton ainda salientou que toda essa transformação pela qual as empresas do mundo dos negócios estão passando, demonstra que o mercado está sendo fomentado por pessoas que atuam nas áreas de comunicação das organizações.
O encontro também contou com a participação de Natália de Campos Tamura, consultora especializada em comunicação para sustentabilidade, curadora do Blog Agenda 2030 do Pacto Global e do Programa Avançado de Comunicação para Sustentabilidade e ESG da Escola Aberje, com uma palestra sobre economia circular.
Além disso, também participaram Izabella Camargo, criadora da Produtividade Sustentável; Silvia Chakian, promotora de justiça e colunista da revista Marie Claire; Bárbara Libórdio, diretora de conteúdo do site AzMina; Maíra Liguori, jornalista e fundadora Think Olga/Think Eva; Semayat Oliveira, jornalista e co-fundadora do site Nós Mulheres da Periferia; Ravi Spreizner, coordenador de redes sociais da Agência Pública; e Julio Raimundo, diretor de novos negócios da Suzano.
A Jornada
A Jornada Galápagos de Jornalismo é uma iniciativa da Galápagos Newsmaking, empresa de mídia da jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril. A Jornada consiste em um curso gratuito de capacitação de comunicação com os principais nomes do jornalismo e empresas de tecnologia para formar uma rede de 200 colaboradores em cidades brasileiras. Desde 2019, a jornada se apresenta um hub criativo e de empreendedorismo, que conecta talentos da comunicação, empresas detentoras das maiores plataformas sociais do planeta e empresas que acreditam na importância do jornalismo.
Neste ano, foram selecionados 30 jovens jornalistas e produtores de conteúdo brasileiros que estiveram presencialmente na capital paulista por doze dias visitando a sede de grandes empresas. A edição teve patrocínio da Smiles, Ambev, Itaú, Grupo Boticário, Magalu, Engie, Aberje e Suzano, e apoio da Google News Initiative, Airbnb, Lady Driver, Pacto Global da ONU, Spotify, Revista Piauí e Mais Diversidade.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão