Aberje participa de call da Page Society sobre coronavírus: veja 5 reflexões para os comunicadores
Na manhã de ontem (dia 19), a Arthur W. Page Society, principal associação de líderes em comunicação e relações públicas estadunidense, organizou uma teleconferência com seus membros para discutir os acontecimentos relacionados ao novo coronavírus (Covid-19), incluindo as atualizações mais recentes e pensamentos sobre o planejamento de recuperação. O diretor geral da Aberje, Hamilton dos Santos, é membro da Page Up e participou da reunião, que foi conduzida por Rob Flaherty, chairman da Ketchum.
Confira cinco tópicos para reflexão:
1. Guie-se pelos princípios
Defina os valores que norteiam sua comunicação e suas ações. Aqui estão alguns compartilhados por um membro durante a call:
“Equilibre o dever de cuidar com a continuidade dos negócios”;
“Nossa abordagem é cautelosa e pragmática”;
“Nosso tom é urgente, mas calmo e razoável”;
“Estamos preocupados e demonstramos empatia pelo nosso povo e comunidades”;
2. Siga os dados
Não presuma que enviar ou postar comunicados significa que as informações estão chegando aos seus públicos. Uma empresa percebeu que, apesar do alto tráfego em seu website para conteúdos sobre o coronavírus, nem todos os funcionários acreditavam nas informações, porque, de tão surpreendentes, não pareciam reais. A empresa então se empenhou em ter informações críticas compartilhadas pela voz de seus líderes, de forma mais pessoal, e descobriram que eram mais eficazes dessa forma.
3. Confie nas autoridades locais e de saúde
No turbilhão de orientações conflitantes, priorize as autoridades locais em detrimento das estaduais e nacionais, pois aquelas estão mais sintonizadas com as circunstâncias da comunidade. Isso é especialmente verdadeiro para empresas globais que devem adaptar a resposta por localidade. Favoreça, também, as autoridades de saúde no lugar dos políticos; os especialistas em saúde têm mais experiência e responsabilidade técnica.
4. Não se esqueça da cultura
Encontre maneiras de abraçar a humanização e a comunidade. Uma empresa está fazendo com que os líderes tirem selfies casuais como seus avatares online. Em outras, funcionários fazem reuniões descontraídas ou compartilham habilidades, danças, música. Pense em celebrar a união para passar uma semana difícil com um happy hour virtual.
5. Procure formas de ajudar fora da empresa
Pense não apenas na sua empresa, mas também na comunidade e na cadeia de suprimentos. Pequenos gestos já fazem a diferença, como enviar um almoço para funcionários de empresas parceiras ou comprar vales de restaurantes locais.
As empresas precisam da liderança dos profissionais de Comunicação mais do que nunca. O poder do Page Society está em conectar os membros para compartilhar conhecimento e experiência. Outras chamadas serão organizadas e a Aberje irá explorar outras maneiras de compartilhar as informações.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov