Aberje manifesta-se contrária ao Projeto de Lei 504/2020
Lei tem como objetivo proibir alusão à diversidade sexual e de gênero a partir da presença ou referência a pessoas LGBTQIA+ em publicidade infantil
A Aberje, que há anos mobiliza sua rede para fazer avançar a pauta de diversidade e inclusão nas organizações, manifesta-se enfaticamente contra a aprovação do Projeto de Lei 504/2020 que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp. O referido PL objetiva proibir a alusão à diversidade sexual e de gênero a partir da presença ou referência a pessoas LGBTQIA+ em publicidade infantil.
Entidade apartidária e que tem entre seus valores a pluralidade, a Aberje está se junta às manifestações da Associação Brasileira de Anunciantes – ABA e da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Abap, e outras instituições também contrárias ao PL, e encaminha carta ao presidente da Alesp, manifestando tal posicionamento.
A Aberje convida toda sua rede, profissionais, marcas, organizações, parceiros e colaboradores a se manifestarem contra a aprovação do projeto e a favor do respeito e da inclusão.
Leia a carta reproduzida na íntegra:
Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Fundada em 1967, a associação, que conta com mais de 700 associados – entre empresas, organizações do terceiro setor e profissionais autônomos –, tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas.
A Associação manifesta-se veementemente contrária ao Projeto de Lei 504/2020, em pauta na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que tem como objetivo proibir alusão à diversidade sexual e de gênero a partir da presença ou referência a pessoas LGBTQIA+ em publicidade infantil.
Nos últimos anos, o meio empresarial brasileiro avançou na pauta da diversidade e inclusão, acompanhando um movimento da sociedade. Ainda há muito a ser feito, mas organizações e sociedade civil têm caminhado rumo a uma sociedade não somente tolerante, mas respeitosa e equitativa em oportunidades e na dignidade humana.
Diversidade e inclusão são fontes de criatividade e, consequentemente, de inovação e riqueza. Um país que acolhe e respeita todas as pessoas em sua individualidade é mais democrático e próspero, inclusive economicamente.
Neste contexto, a comunicação tem um papel fundamental e a publicidade atua na construção do imaginário das pessoas, podendo colaborar no combate a preconceitos e estereótipos e na promoção de valores adequados ao século XXI.
Por isso o Projeto de Lei em questão fere não apenas valores de uma sociedade próspera e livre, mas é indiscutivelmente inconstitucional. O PL 504 não pode prosperar.
São Paulo, 21 de abril de 2021
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática