Aberje lança boletim com panorama econômico para auxiliar orçamento de comunicação das empresas
A primeira edição do Boletim Panorama Econômico Aberje – Diretrizes para o Orçamento da Comunicação 2024 acaba de ser publicada pelo novo Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje, que tem o economista Leonardo Müller como economista-chefe. O boletim foi enviado a todas as associadas por e-mail.
O boletim compila uma série de indicadores para auxiliar o comunicador-gestor no planejamento e na sua gestão orçamentária para 2024. “Em conjunto com os principais indicadores econômicos do país, o Boletim traz dados gerados pela Aberje através de suas pesquisas”, afirma Müller, responsável pela coordenação da publicação. “É fundamental a participação da rede Aberje em nossas pesquisas. Quanto maior a participação, maior a confiabilidade das estimativas e, consequentemente, melhor o retorno que podemos oferecer à rede”, enfatiza.
Leia mais:
+ Aberje prevê crescimento de 3% de orçamento em comunicação em 2023
O economista salienta que o principal intuito desse material é fornecer subsídios ao comunicador-gestor para o planejamento do orçamento da área de comunicação da organização. “Queremos que o Boletim seja útil. Para nós, é importante o feedback da rede. Estamos abertos a sugestões”, comenta Müller.
A criação da figura do economista-chefe e do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação e a produção do boletim somam-se às iniciativas anteriores da Aberje de mensuração do impacto econômico da área de comunicação no país, como a Pesquisa e o Estudo do Orçamento. “Esperamos que o Boletim também auxilie na árdua tarefa de defesa da importância da comunicação para as organizações e para a economia como um todo”, pondera.
Na segunda-feira (dia 9), vai ao ar um novo episódio do Podcast FalAção da Aberje e o convidado é Leonardo Müller. Na ocasião, ele dará mais detalhes sobre o novo boletim do Centro de Estudos da Aberje.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática