Aberje firma parceria com ANBIMA para pesquisa inédita sobre comunicação no setor financeiro
Associações se unem para mapear a comunicação corporativa nos mercados financeiro e de capitais em 2021
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje fechou parceria com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) para viabilizar uma pesquisa inédita sobre Comunicação Corporativa no setor financeiro e de capitais no Brasil, a ser desenvolvida no ano que vem. Intitulada A comunicação dos mercados financeiro e de capitais no Brasil, a pesquisa vai ao encontro do tema do ano da Aberje em 2021: Comunicação e Capital Ético.
De acordo com o economista Leonardo Paes Müller, que atua no núcleo de pesquisas da Aberje e é doutor em Filosofia pela USP e Sorbonne, o objetivo principal do estudo – a ser realizado junto a instituições que atuam nos mercados financeiro e de capitais – é apresentar um panorama da estrutura de comunicação do setor quanto a composição, modelos e processos de atuação, formas para atingir e dialogar com públicos estratégicos, tendências e principais desafios e necessidades de desenvolvimento profissional, entre outros fatores.
Marcello Billi, head de Comunicação, Marketing e Relacionamento da ANBIMA – entidade que congrega cerca de 300 associados como bancos, bancos de investimentos, gestoras de recursos e corretoras, em sua maioria, – comenta que esse ecossistema complexo e diverso de stakeholders desafia a Comunicação dos associados e da própria associação. “Vemos essa pesquisa como uma grande oportunidade em diversas dimensões: primeiro porque poderá nos ajudar a construir benchmarkings sobre estratégias de comunicação que podem ser muito valiosas para nós e para todos os nossos associados, além de se apresentar como uma ferramenta de grande potencial para nos aproximar mais das áreas de comunicação das empresas associadas à ANBIMA”.
Tema do ano da Aberje
O tema do ano de 2021 a ser explorado pela Aberje ao longo do próximo ano é Comunicação e o Capital Ético. A escolha do tema foi baseada na pauta ESG – Environmental, Social and Governance (que poderia ser traduzida em português por ASG, referente a fatores Ambientais, Sociais e de Governança), diretrizes que vêm ganhando força nos mercados financeiros em todo o globo.
O diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP, Paulo Nassar, comenta que até pouco tempo essas pautas eram vistas como externas aos interesses de acionistas, mas que cada vez mais vêm guiando o engajamento dos grandes investidores institucionais.
“A promessa de novas fontes de financiamento para a economia brasileira, canalizada pela pauta ESG, agenda que em diversos pontos é convergente com os ideais defendidos pela Aberje, abre a perspectiva de uma nova base para a multiplicação de narrativas empresariais e organizacionais. Essas narrativas já estão na agenda dos comunicadores, que serão cada vez mais desafiados a gerir o esforço de suas organizações na prestação de contas sistemática e diuturna para a sociedade”, avalia Nassar.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov